La memoria en los ojos. Reflexiones sobre imágenes e historia: ¿podemos definir un repertorio colombiano?
A memória nos olhos. Reflexões sobre imagens e história: podemos definir um repertório colombiano?
Visualizar/ Abrir
Autor
Merlo, Alessandra; Universidad de los Andes
Metadata
Mostrar registro completoDescrição
Qual a relação que as imagens estabelecemcom a memória e a história? Em outras palavras:qual a função que as fotos têm em umadeterminada narração de fatos passados e, sobretudo,qual o jeito em que uma imagemconsegui sintetizar tal fato e ser quase umsubstituto mnemónico de ele? Queremos pensarnas imagens não apenas como veículo deconhecimento e memória histórica, mas tambémcomo construtor (não neutral) de um olhartanto individual quanto coletivo. Por fim, otexto se pergunta se os colombianos compartilhamum certo repertório de imagens do seupassado recente e, em caso afirmativo, se questionarsobre por que tais imagens, e não outras,foram impostas. Para fazer isso vai se utilizarcriticamente o concepto de ícone secular, paraser aplicado em um exercício realizado comuma turma de estudantes.¿Cuál es la relación que las imágenes establecencon la memoria y la historia? En otras palabras:¿cuál es la función que tienen las fotosen una determinada narración de hechos pasadosy, sobre todo, cuál es la manera en que unaimagen logra sintetizar ese hecho y ser casi unsustituto mnemónico de él? Queremos pensaren las imágenes no solamente como vehículode conocimiento y de memoria histórica,sino también como constructor (no neutral) deuna mirada tanto individual como colectiva.Finalmente, el texto quiere preguntarse si loscolombianos comparten un determinado repertoriode imágenes de su pasado reciente y,en caso afirmativo, interrogarse por qué esas, yno otras imágenes, se han impuesto. Para hacerlo,se utilizará críticamente el concepto deícono secular, que se aplicará a un ejercicio realizadocon un grupo de estudiantes.