[pt] LEITURA PRAGMALINGÜÍSTICA DA BÍBLIA: O MÉTODO, APLICAÇÃO EM OSÉIAS 10,1-8, QUESTÕES E PERSPECTIVAS
[en] PRAGMALINGUISTIC READING OF THE BIBLE: THE METHOD, APPLICATION IN HOSEA 10,1-8, SUBJECTIVES AND PERSPECTIVES
Descrição
[pt] O Método Pragmalingüístico é um instrumento de leitura bíblica cujos fundamentos encontram-se na semiótica, ciência articulada e dividida em três estágios: sintática, semântica e pragmática. A singularidade da pragmalingüística está na análise do texto como estratégia comunicativa do autor, que procura conduzir e provocar os sucessivos leitores para uma ação. A aplicação do Método Pragmalingüístico para a leitura de Os 10,1-8 evidencia que o próprio texto contem em si mesmo, explícita ou implicitamente, os elementos para sua compreensão. Permite detectar elementos relevantes para a reflexão metodológica, sobretudo a relação entre análise sincrônica e diacrônica. Se a interpretação dos textos bíblicos não depende exclusivamente dos conhecimentos que se tem das condições históricas da origem dos mesmos, não significa que estas devem ser ignoradas ou descartadas. A singularidade da pragmalingüística não está na oposição sincrônico e diacrônico. Mesmo admitindo o estudo diacrônico como indispensável para interpretação da Bíblia, a inclusão no método histórico crítico de uma análise sincrônica dos textos constitui uma operação legítima, pois é o texto em seu estado final, e não uma redação anterior, que é expressão da Palavra de Deus. O método pragmalingüístico não seria um método alternativo, mas é uma metodologia que possibilita uma visão totalizante, procurando integrar os resultados já adquiridos, potenciando-os a partir de uma concepção do texto como processo comunicativo.[en] The Pragmalinguistic Method is an instrument of biblical reading of which fundamentals are found in semiotics, articulated science and divided in three stages: syntactic, semantics and pragmatics. The uniqueness of Pragmalinguistics lies in the text analysis as an author's communicative strategy that seeks to lead and incite to action the consecutive reader. The Pragmalinguistic Method application to the reading of Hos 10,1-8 makes evident that the text itself encloses within, explicitly or implicitly, the necessary elements to achieve its understanding. It makes possible to relevant elements for the methodological reflection, above all the relation between sycchronistic and diachronistic analysis. If the interpretation of biblical texts does not depend exclusively on the knowledge acquired through historical conditions of their origin, it does not mean that these very same should be ignored or dismissed. The uniqueness of Pragmalinguistics does not reside in the opposition synchronistic and diachronistic. Even admitting the diachronistic study as being essential for the interpretation of the Bible, the inclusion into the historic critical method of a synchronistic analysis of the texts establishes a genuine operation, since it regards the text final outcome, not a former draft, the expresses the Word of God. The Pragmalinguistic Method wouldn't be an alternative method, but a methodology which enables an absolute view attempting to integrate the results already acquired, involving them from the basis of a text conception as communicative process.