[pt] AS MEDIAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DAS CRIANÇAS SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS
[en] THE MEDIATIONS IN THE CONSTRUCTION OF MEANINGS THAT CHILDREN PRODUCE IN RELATION TO CARTOONS
Descripción
[pt] Vivemos numa época em que a experiência da criança é profundamente marcada pelo freqüente contato com as imagens televisivas que influenciam os modos como ela se relaciona com a cultura e elabora novas formas de acessar a informação e construir conhecimento. Esse foi o contexto que originou meu interesse por investigar que sentidos a criança produz sobre a TV, mais especificamente sobre desenhos animados. O estudo foi fundamentado teórica e metodologicamente na Teoria da Recepção na linha dos Estudos Culturais Latino-Americanos, cujo eixo é o conceito de cultura entendido enquanto mediação da produção de sentidos da criança. Em coerência com a orientação teórico- metodológica, que percebe a recepção como fruto das interações sociais, foram eleitos como procedimentos da coleta de dados oficinas e entrevistas em grupo. Os sujeitos da pesquisa, crianças na faixa etária dos nove/dez anos, foram encarados como receptores ativos, produtores de sentido na sua relação com a TV. A investigação foi realizada em duas escolas da zona sul do Rio de Janeiro - uma da rede pública e outra da rede particular. Os dados interpretados a partir dos conceitos de macromediação e micromediação (Gómez, 2001) levaram à constatação de que diferentes mediações correspondem a diferentes preferências e modos de recepção televisiva. Tal achado aponta para a necessidade de que a escola reveja sua postura em relação a TV, constituindo-se como mediadora de processos de formação crítica da televidência.[en] We live in a time when the child s experience is deeply marked by the frequent contact with the image and, through it, he or she establishes new relations with the culture and elaborates new forms to access the information and to build knowledge. This research had as objective to investigate the context of the child s relationship with TV, especially with cartoons. We chose the theoretical- methodological orientation of the Theory of the Reception in the line of the Latin-American Cultural Studies, which has as central idea the concept of culture as a mediation of the child s production of meanings, facing the child as active subject and a producer of senses. Coherently with the defined methodology, in which the Reception arises from social interaction, the chosen procedures to collect data was workshops and group interwiews. The research took place in two schools in the south area of Rio de Janeiro: one public and another private and held to 9 to 10 years old children. The data collected were studied through macromediação e micromediação concepts (GOMEZ, 2001). We verified that the two groups of children, having differentiated accesses to the television products, produced different meanings from the same product and made different choices from the cartoons. The meanings were built from the different mediations that appeared in each group and the dialogue among the children was a valuable element of production of meanings on what they saw on TV. Such fact shows the perspective that moments as that can be useful in a process of critical formation of the televidência (GOMEZ, 2001) and schools can make good use of it to educate its students.