[pt] NINGUÉM ENTRE ELES ERA INDIGENTE A RELEVÂNCIA DE UMA ECLESIOLOGIA SOLIDÁRIA PARA O RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA
[fr] NUL PARMI EUX N´ÉTAIT INDIGENT LA RELEVANCE D´UNE ÉCLESIOLOGIE SOLIDAIRE POUR LE RACHAT DE LA DIGNITÉ HUMAINE
Descrição
[pt] Partindo da realidade sócio-econômica e religiosa- cultural do povo latinoamericano, que durante quinhentos anos vem sofrendo todo tipo de humilhação, proponho a reflexão sobre a eclesiologia solidária, a fim de que a dignidade humana seja resgatada em todas as suas dimensões. Para alcançar este objetivo, tenho inspirado- me em Jesus Cristo Libertador e no compromisso com seu Evangelho, nas reflexões teológico-pastorais das três grandes Conferências do Episcopado latino-americano: Medellín (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992), na contribuição de teólogos e pastores comprometido seu com os pobres da América Latina que me ajudaram a definir os caminhos percorridos para o tratado da solidariedade na Igreja deste continente. Com este propósito, espero poder contribuir para que a Igreja, neste novo milênio, diante de novos desafios, não esqueça seu compromisso solidário com os pobres, acolhendo com renovado espírito as aspirações do povo por um mundo mais humano e as propostas teológico-pastorais que, desde o Vaticano II até hoje, têm contribuído para oresgate da vida e da dignidade humana. A solidariedade é uma característica latino-americana que se faz presente na história e na Igreja. Ela se manifesta no grito do pobre, na luta dos perseguidos por causa da justiça e na exigência do compromisso com a libertação integral de todas as pessoas. A perseguição sofrida por muitos cristãos é um dos sinais de uma Igreja comprometida e solidária com os pobres e injustiçados deste continente. Para o resgate da dignidade humana e para que não haja indigentes entre nós, a Igreja não pode abrir mão da luta solidária pela libertação de todos.[fr] Tout en partant de la réalité socio-économique et réligieuse-culturelle du peuple latino-américain que pendant cinq siècles souffre tout type dhumiliation, je propose la réflecion sur léclesiologie solidaire, pour que la dignité humaine soit rachetée en toutes les dimensions. Pour atteindre cetobjectif, je me suis inspiré en Jésus Christ libérateur et dans le compromis avec son Évangile, dans les réflexions théologique- pastorales des trois célébres Conférences de lÉpiscopat laitino-américain: Medellín (1968), Puebla (1979) et Santo Domingo (1992), dans la contribution des certains théologiens et pasteurs engagés avec les pauvres de lAmérique Latine qui mont aidé à définir les chemins parcourris pour le traité de la solidarité. Avec ce propos, jespère pouvoir contribuer pour que lÉglise, dans ce nouveau millénaire, devant les nouveaux défies, noublie pas son compromis solidaire avec les pauvres, accueillant avec un esprit renouvelé les aspirations du peuple pour un monde plus humain et les propositions théologique-pastorales auxquelles, depuis le Concile Vatican II jusquaujourdhui, aient contribuées pour rachater la vie et la dignité humaine. La solidarité est une caractéristique latinoaméricaine à laquelle se fait présent le clameur du pauvre, dans la lutte des persecutés à cause de la justice et dans lexigence du compromis avec la libération intégrale de toutes les personnes. La persécution soufferte par beaucoup des chrétiens est un des signes dune Église engagée et solidaire avec les pauvres sans défense de ce continent. Pour le rachat de la dignité humaine et pour que nul parmi nous ne soit indigent, lÉglise ne peut pas renoncer la lutte solidaire pour la libération de tous.