[pt] A DINÂMICA DA CASA EM MC 3,20-35 ESTAR DENTRO OU FORA COMO SINAL DA TENSÃO ENTRE UNIDADE E DIVISÃO
[fr] LA DINAMIQUE DE LA MAISON À MC 3,20-35 ÊTRE DEDANS OU HORS COMME LE SIGNAL DE LA TENSION PARMI L UNITÉ ET LADIVISION
Descrição
[pt] A narrativa do texto de Mc 3,20-35 apresenta uma dinâmica em torno da casa, onde Jesus e seus interlocutores colocam- se frente a uma tensão simbolicamente representada no ato de estar dentro ou fora da mesma. Esta tensão vem marcada por uma ruptura, frente à pregação e ação de Jesus, por parte dos interlocutores, representativos das instituições políticas, religiosas e culturais do judaísmo no tempo de Jesus. Neste sentido, a ruptura entre Jesus e os que não aceitam o seu projeto: parentes (Mc 3,21), escribas (Mc 3,22), familiares (Mc 3,31), apontam para uma divisão da casa. Por outro lado, os que são chamados por Jesus (Mc 3,13-19), ouvem as suas palavras (Mc 3,33) e fazem a vontade de Deus (Mc 3,35), apontam para a unidade da casa. Da tensão entre unidade e divisão, percebe-se que a casa ocupa um lugar central, sendo portanto um elo e chave de leitura para todo o capítulo três do evangelho de Marcos. Esta presença acentuada da casa é bastante significativa, pois em diversos momentos ela é o lugar do encontro entre Jesus e os discípulos, lugar onde acontecem o ensinamento e a aprendizagem, em outras palavras, a casa/comunidade dos discípulos de Jesus, destacando a sua dimensão eclesial e comunitária. Estar dentro e fora da casa, passa a ser um diferencial marcante na perspectiva do seguimento de Jesus, pertença e participação do seu projeto. Na contribuição desta nova compreensão do texto, uma hermenêutica para toda relação intergrupal se faz presente, onde a tensão entre unidade e divisão se apresenta como condição para sua existência.[fr] Le re cit du texte de Mc 3,20-35, présente une dynamique au tour de la maison o u Je sus et ses interlocuteurs se sont mis face à une tension symbolique ment représenté à l acte d être dedans ou dehors d elle même. Cette tension vient marque é par une rupture, face à la prédication et l action de Jésus, d aprés les interlocuteurs, représentaifs des institutions politiques, religieuses et culturelles du judaïsme au temps de Jésus. À ce sens, la rupture entre Jésus et ces qui n acceptent pas son projet: les parents (Mc 3,21), les scribes (3,22), les familiers (Mc 3,31), visent à une division de la maison. Par contre, ces qui sont appele s par Jésus (Mc 3,13-19), écoutent ses mots (Mc 3,33) et font la volonté de Dieu (Mc 3,35), ils visent lúnité de la maison. De la tension entre unité et division, on apperçoit que la maison occupe une place central, é tant donc, une liaison et la clé de lecture pour tout le chapitre trois de l e vangile de Marcos. Cette présence accentue é de la maison est trop significative, car edant plusiers moments elle est le lieu du rendez vous entre Jésus et ses disciples, lieu o u l enseignement et l apprentissage arrivent, en autres mots, la maison/communauté. Être dedans ou dehors de la maison, ça devient à être un différenciel remarquable dans la perspective de la suite de Jésus, qu il lui appartient et la participation de son projet. En contribution de cette nouvelle compréhension du texte, una herméneutique pour toute la rélation intercommunalle se fait présente, ou la tension entre unité et division se présente comme condition pour son existence.