[pt] DESCOBRIMENTOS DE CAPISTRANO: A HISTÓRIA DO BRASIL - A GRANDES TRAÇOS E LARGAS MALHAS
[en] DISCOVERIES OF CAPISTRANO THE HISTORY OF BRAZIL- A GRANDES TRAÇOS E LARGAS MALHAS
Descripción
[pt] A tese deste trabalho é a de que estão implícitos na obra do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu duas formações: a da nacionalidade brasileira e a do próprio autor como historiador moderno. A demonstração do argumento se faz sempre a partir dos próprios textos redigidos por Capistrano, sobretudo aqueles situados entre o início da década de 1880, quando é possível identificar sua decisão pela prática do ofício de historiador, e o ano de 1907, quando foram publicados os Capítulos de História Colonial, sua obra síntese. A leitura destes textos permite a identificação de características básicas do conceito moderno de história, tais como a crítica documental e o estabelecimento de uma narrativa capaz de organizar os documentos selecionados. O enredo da formação da nacionalidade brasileira é o eixo que organiza a reflexão de Capistrano de Abreu e que está por trás de seus textos. O tema é tratado a partir de um triplo diálogo de Capistrano com seus antecessores, com seus contemporâneos e consigo próprio, cada qual abordado, respectivamente, nas partes I, II e III.[en] The thesis of this work is that two formations are implicit in the text written by brazilian historian João Capistrano de Abreu: that of brazilian nationality and that of Capistrano himself as a modern historian. The demonstration is done by reading Capistrano s texts - especially that written in the beggining of the 1880 s, when it became clear his option for history as a intellectual field, and the year 1907, when Capítulos de História Colonial, considered his main work, were published. The reading of those texts let one identify basic characteristics of modern concept of history, as the critical of documents and the construction of a narrative capable of organizing the selected documents. The plot of brazilian nationality formation is the axis presumed by his writings. The subject is approached by exploring a triple dialog of Capistrano with his predecessors (part I), with his contemporaries (part II) and with himself (part III).