[pt] A PRODUÇÃO DE SABER MEDIADA PELO USO DO VÍDEO COM CLASSES POPULARES URBANAS
[en] THE KNOWLEDGE PRODUCTION MEDIATED BY DO USE OF VIDEO
Descrição
[pt] Trata-se de um estudo de uma situação no campo, numa comunidade oriunda das favelas Rocinha e Vila Canoas, que se reúne, há mais de duas décadas, inicialmente motivada por um dos projetos assistenciais da Paróquia de São Conrado. A principal meta que serviu de suporte aos objetivos pretendidos foi a tentativa de demonstrar a articulação entre a função da imagem como dispositivo técnico; seu lugar na mediação da experiência com a comunidade e a construção de saber como um dos efeitos possíveis. Para tanto, tomou-se como eixo de condução da investigação o conceito de exotopia ( Bakhtin ), pois ele indica que a visão que o sujeito tem de si mesmo é constituída pelo olhar e pela palavra do outro, considerando a posição espacial deste. Além disto, são observados outros subsídios teóricos, no sentido de apontar a contribuição de uma leitura crítica da organização contemporânea, na tentativa de compreender a construção da subjetividade atual. Partiu-se de um olhar-escuta, decorrente da inserção do pesquisador no campo de investigação, obtendo-se diálogos dos participantes, nos quais era assinalada a modalidade de construção de discursos num contexto alteritário de produção dialógica. No encontro com a situação-objeto de estudo, procurou-se dar voz aos participantes, no sentido de focalizar a atenção na produção e também nas possibilidades de cada um se posicionar criticamente em relação às demandas da comunidade e, além disto, construir projetos que culminem na ação partilhada. Da leitura empreendida nas imagens produzidas e nos diálogos obtidos, constatouse que a imagem, no discurso da comunidade, mostrou ser, estrategicamente, uma modalidade de intervenção em vários aspectos: conferiu visibilidade a cada participante; instaurou discursividade de modo crítico sobre o sujeito, sobre o contexto relacional, sobre a história, referida ao percurso existencial e ao modus vivendi atual, a uma vida digna e, enfim, à esperança de o vídeo despertar interesse e responsabilidade em outras instâncias, que têm poder de resolução, também afetadas pelos conteúdos de seus discursos.[en] This is a field situation study of a community group originating from Rocinha and Vila Canoas, slums in Rio de Janeiro, that has been meeting for more than two decades, originally motivated by one of the assistance projects of the Paróquia de São Conrado. The main goal that gave support to the intended objectives was the attempt to demonstrate the articulation between the role of image as a technical device, its place in the mediation of the experience with the community and the construction of knowledge as one of its possible effects. For this purpose, it was elected as the axis of the conduction of the investigation, the concept of exotopy (Bakhtin), since it indicates that the vision that the subject has of himself is constituted by the look and the word of the other, considering its spatial position. Other theoretical subsidies have been taken into consideration, in the sense of pointing out the contribution of a critical reading of the contemporary organization, in trying to understand the construction of contemporary subjectivity. Starting from a look-listening derived from the insertion of the researcher in the field of the investigation, dialogues between the participants of the group have been gathered, in which it was pointed out the modality of discourse construction in an alteritarian context of dialogical production. At the encounter with the situation/object of study, the idea was to give voice to the participants, in the sense of focusing the attention on the production and also on the possibilities of each one to assume a critical position in relation to the demands made by the community and in addition to build projects that end in shared action. From the reading of the images produced and the dialogues obtained it was found that the image in the discourse of the community proved to be a way of intervention in many aspects: it brought visibility to each participant, it set up discursivity in a critical way about each subject, about the relational context, about the history, referred to the existential course and the contemporary way of life, to a dignified life and last, the hope that the video will wake up interest and responsibility in the instances that detain the power of decision, also affected by the content of the discourses.