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[pt] ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA
[en] SPONTANEOUS ANIMATION
dc.contributor | LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO | |
dc.creator | MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES | |
dc.date | 2004-10-07 | |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T21:44:09Z | |
dc.date.available | 2022-09-21T21:44:09Z | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@1 | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561@2 | |
dc.identifier | http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12032/42931 | |
dc.description | [pt] O trabalho procura definir o processo de criação de uma animação cinematográfica dentro de sua natureza espontânea e intuitiva, nem sempre decorrente de deduções racionais. Os campos da Animação e do Design são comparados em suas características holísticas e multidisciplinares, que favorecem o uso e o reconhecimento da intuição em seus processos. A animação é caracterizada como a faculdade humana de analisar e sintetizar movimentos, de existência anterior à invenção do cinema. Técnicas e processos atualmente utilizados na animação são descritos e classificados segundo fontes bibliográficas. A partir destes fundamentos, procura-se definir o termo Animação Espontânea, com o suporte de relatos biográficos de três grandes artistas da animação: Norman McLaren (1914-1987), Fernando Diniz (1918-1999) e Len Lye (1901-1980). São relatadas quatro bem sucedidas iniciativas didáticas em animação: O Animathon (maratona de animação), o Estúdio Aberto do Festival Anima Mundi, o projeto Anima Escola e a Oficina de Modelo Vivo e Animação. Nas considerações finais, conclui-se que a abordagem da animação através de métodos intuitivos e espontâneos facilita e motiva o despertar de uma faculdade ainda pouco conhecida do ser humano: a capacidade de reproduzir e controlar o tempo através de movimentos virtuais. | |
dc.description | [en] This work seeks to define the creative process in the cinematographic animation, inside its spontaneous and intuitive nature, not always deriving from rational deductions. Animation and Design are compared in its holistic and multidisciplinary characteristics, which favor the use and acknowledgement of intuition in their processes. Animation is characterized as the human faculty of analysis and synthesis of movements, which has been demonstrated far before the invention of cinema. The techniques and processes presently used in animation are then described and classified according to bibliographic sources. From these fundamentals, a definition for Spontaneous Animation is searched, with the help of the biographical reports on three great masters of animation: Norman McLaren (1914-1987), Fernando Diniz(1918-1999) and Len Lye (1901-1980). Four well succeeded didactic initiatives in animation are described: the Animathon (animation marathon), the Open Studio of the Anima Mundi Festival, the Anima School project and the Life Drawing and Animation Workshop. In the final considerations, conclusion is that the approach of animation through intuitive and spontaneous methods is shown to facilitate and motivate the awakening of a yet little know faculty of the human being: that of being able to reproduce and control time through virtual movements. | |
dc.language | pt | |
dc.publisher | MAXWELL | |
dc.subject | [pt] DESIGN | |
dc.subject | [pt] PROCESSO CRIATIVO | |
dc.subject | [pt] MOVIMENTO | |
dc.subject | [pt] ANIMACAO | |
dc.subject | [pt] CINEMA | |
dc.subject | [pt] IMAGEM | |
dc.subject | [pt] EDUCACAO | |
dc.subject | [en] DESIGN | |
dc.subject | [en] CREATIVE PROCESS | |
dc.subject | [en] MOVEMENT | |
dc.subject | [en] ANIMATION | |
dc.subject | [en] MOVIE | |
dc.subject | [en] IMAGE | |
dc.subject | [en] EDUCATION | |
dc.title | [pt] ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA | |
dc.title | [en] SPONTANEOUS ANIMATION | |
dc.type | TEXTO |
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