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[pt] FERNANDO PESSOA: UM FOCO EMISSOR ABSTRATO SENSÍVEL

dc.contributorCLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI
dc.creatorROSALBA LOPES GAMA
dc.date2004-09-15
dc.date.accessioned2022-09-21T21:44:06Z
dc.date.available2022-09-21T21:44:06Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5473@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5473@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5473
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42887
dc.description[pt] Este trabalho é uma reflexão sobre a teoria poética do Sensacionismo de Fernando Pessoa. Seu pressuposto inicial é a afirmação do autor: Nada existe, não existe a realidade, mas apenas sensações. A análise textual mostrou-se, assim, um procedimento decisivo, permitindo apontar de que modo a heteronímia, como forma de salvar as limitações que a individualidade impõe, contribuiu para ampliar a consciência e percepção do poeta oferendo várias possibilidades de se experimentar a realidade ou a sensação desta. A arte em Pessoa representa sua busca incansável, e, perscrutando todos os caminhos possíveis, conjugados em antíteses fundamentais do conhecimento - subjetivo e o objetivo, o espiritual e o material, o interior e o exterior, assume em seu discurso poético de índole investigativa, o distanciamento de soluções apaziguadoras, consubstanciando-se assim em o próprio poetar pensante.
dc.description[en] This work is a reflection on the poetic theory of the Sensationism of Fernando Pessoa. Its initial presupposition is the author s statement: There is nothing, no reality, but sensation. The textual analysis has shown a decisive procedure, making possible to stress in which way the heteronomity contributed to enlarge the conscience and the poet s perception, offering several possibilities to experience the reality or its sensation as a form of saving the limitations that the individuality imposes. Art in Pessoa represents his untiring search, and scanning all the possible ways, jointed in the fundamental antithesis of knowledge - subjective and objective, spiritual and material, inside and outside, takes on in his poetic speech with and investigative character, the aloofness of conciliating solutions, turning Pessoa himself into the thinking poeting.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] MODERNISMO
dc.subject[pt] ORFEU
dc.subject[pt] RICARDO REIS
dc.subject[pt] ALVARO DE CAMPOS
dc.subject[pt] ALBERTO CAEIRO
dc.subject[pt] LITERATURA PORTUGUESA
dc.subject[pt] HETERONIMIA
dc.subject[pt] SENSACIONISMO
dc.subject[pt] FERNANDO PESSOA
dc.subject[pt] POESIA
dc.subject[en] MODERNISM
dc.subject[en] ORFEU
dc.subject[en] RICARDO REIS
dc.subject[en] ALVARO DE CAMPOS
dc.subject[en] ALBERTO CAEIRO
dc.subject[en] PORTUGUESE LITERATURE
dc.subject[en] HETERONYMS
dc.subject[en] SENSATIONISM
dc.subject[en] FERNANDO PESSOA
dc.subject[en] POETRY
dc.title[en] FERNANDO PESSOA: AN ABSTRACT SENSITIVE ISSUING FOCUS
dc.title[pt] FERNANDO PESSOA: UM FOCO EMISSOR ABSTRATO SENSÍVEL
dc.typeTEXTO


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