[en] PLAYING FOR SPEECH - THE SOUND OF IMAGES: VISUAL ANALYSIS OF COMPUTATIONAL GAMES FOR EXERCISING ARTICULATORY COORDINATION IN DEAF CHILDREN
[pt] VOZ EM JOGO - O SOM DA IMAGEM: ANÁLISE VISUAL DE JOGOS COMPUTACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO FONOARTICULATÓRIO DE CRIANÇAS SURDAS
Description
[pt] A presente dissertação parte de um estudo realizado no Instituto Nacional de Educação dos Surdos que pensa as questões das mensagens visuais de jogos de computador destinados à aquisição da fala de crianças surdas. Os jogos, conhecidos como Jogos de Voz e desenvolvidos no Laboratório de Processamento Digital da Fala, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, na tese de doutorado de Antônio Marcos de Lima Araújo, consistem na retroalimentação visual da fala do jogador. Isto é, enquanto a criança exercita o controle dos órgãos de fonação em um microfone ligado ao computador, ela compreende e assimila o exercício através de uma resposta gráfica e ilustrativa gerada em tempo real na tela do computador. A criança vê o que está falando. Dos quatorze módulos dos Jogos de Voz que foram jogados por crianças com idade entre 6 e 12 anos, em seções regulares, durante um ano, na Divisão de Fonoaudiologia, DIFON, do INES, foram selecionados para análise os dois mais jogados nesse período. A avaliação dos jogos de retroalimentação visual para crianças surdas, que buscam representar visualmente o que ocorre no instante da fala, indica que o design exerce papel determinante na aquisição dos resultados a que se propõem.[en] This thesis begins with a study at the Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Brazilian Institute of Deaf Education) examining the visual messages of computer-based game of speech training for deaf children. The game, known as Jogos de Voz, developed by DS Antonio Marcos de Lima Araújo, as his thesis at the Laboratory of Digital Processing Speech, of the College of Electric Engineering and Computation of UNICAMP, consists of the visual feedback of the player`s speech. That is, while the children exercise their articulatory coordination on the computer microphone, they run through a graphical and illustrative reply in real time on the computer screen. The child sees what he or she is speaking. Of the fourteen modules of the Games of Voice that have been played by children aged 6 to 12 years, in regular sessions, during one year, in the Division of Fonoaudiologia (DIFON) of the INES the two most played modules in this period were selected for analysis. Evaluation of games of visual feedback for deaf children, that they seek to represent visually what occurs at the moment when speech is being produced, indicates that design exerts determinative role in reaching the game`s proposed objectives.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Visuality as objective: The pictorial turn and the study of visual culture
Dotta Ambrosini, Javier -
Qualidade de vida e reinserção no trabalho em pacientes com trauma moderado e grave por acidentes de trânsito em Medellín (Colômbia)
Lugo-Agudelo, Luz Helena; Universidad de Antioquia; Salinas-Durán, Fabio; Universidad de Antioquia; Cano-Restrepo, Blanca Cecilia; Universidad de Antioquia; Cortés-García, Diana; Fundación San Vicente; Hernández-Herrera, Gilma; Universidad de Antioquia; García-García, Héctor Iván; Universidad de AntioquiaObjetivo: evaluar la calidad de vida (cv) y su relación con la reinserción al trabajo, depresión y dolor, en personas lesionadas en accidentes de tránsito. Métodos: pacientes con trauma moderado o grave, se evaluó reinserción ... -
Guiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?
Moraes, Marcia; Universidade Federal Fluminense; Jacques Arendt, Ronald; Universidade do Estado do Rio de JaneiroGuiar y ser guiado: ¿o de lo que nuestra (dis)capacidad está hecha?El artículo tiene como objetivo problematizar los límites que separan capacidad y discapacidad, específicamente en el campo de la rehabilitación de personas ...