Mostrar registro simples

[pt] PROFISSIONAIS DA IGREJA: UMA FLORESTA DE ENGANOS

dc.contributorCLEONICE SEROA DA MOTTA BERARDINELLI
dc.creatorNILCE CUNHA PINHEIRO
dc.date2004-08-24
dc.date.accessioned2022-09-21T21:44:02Z
dc.date.available2022-09-21T21:44:02Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5313
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42841
dc.description[pt] Esta dissertação elege Gil Vicente, poeta quinhentista, como objeto de investigação, visando a destacar essencialmente as discrepâncias e os desvios clericais, numa época em que a Igreja perde sua principal posição de sustentáculo da verdade. A crítica à Igreja é compartilhada por vários autores, divergindo em aspectos essenciais, já que uns - entre os quais Gil Vicente - almejam a reforma dentro da própria Igreja e outros, como Erasmo de Rotterdam, anseiam pela reforma completa de seus fundamentos. A realidade é privilegiada na criação vicentina, embora ele não se preocupe com sua estrita representação. Seu teatro satírico, apesar de ter evidentes contatos com a história, é principalmente marcado por seu posicionamento ideológico e moral, centrado em valores cristãos medievais. Nele critica a degradação destes, e apresenta as qualificações necessárias para a entrada num mundo de glória - mundo primeiro.
dc.description[en] This dissertation chooses Gil Vicente, sixteenth century poet, as investigation object, seeking essentially to detach the discrepancies and the clerical deviations, in a time when the church loses its main position as the truth base. Several authors criticize the church, diverging in essential aspects since some of them long for a reform inside the church - Gil Vicente - and others desire the complete reform of its foundations - Erasmo of Rotterdam. The reality is privileged in Gil Vicente s creation, although he doesn t worry about its strict representation. His satirical theater, in spite of having evident contacts with history, is mainly marked by his ideological and moral positioning, centered in Medieval Christian values, in which he criticizes its degradation, and he presents the necessary qualifications for the entrance in a world of glory - the first world.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] MORALIDADE
dc.subject[pt] VALORES CRISTAOS
dc.subject[pt] REFORMA
dc.subject[pt] ERASMO DE ROTTERDAM
dc.subject[pt] SATIRA AO CLERO
dc.subject[pt] GIL VICENTE
dc.subject[en] MORALITY
dc.subject[en] CHRISTIAN VALUES
dc.subject[en] REFORMATION
dc.subject[en] ERASMO DE ROTTERDAM
dc.subject[en] CLERGY SATIRE
dc.subject[en] GIL VICENTE
dc.title[en] PROFESSIONALS OF THE CHURCH: A FOREST OF DELUSION
dc.title[pt] PROFISSIONAIS DA IGREJA: UMA FLORESTA DE ENGANOS
dc.typeTEXTO


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP