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[pt] SALVAÇÃO E AFETIVIDADE: A INTEGRAÇÃO AFETIVA NA TEOLOGIA DE CHARLES ANDRÉ BERNARD

dc.contributorMARIO DE FRANCA MIRANDA
dc.creatorMARCIO VINICIUS DOS SANTOS DELPHIM
dc.date2004-06-07
dc.date.accessioned2022-09-21T21:43:50Z
dc.date.available2022-09-21T21:43:50Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4979@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4979@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4979
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42672
dc.description[pt] Durante um longo período o tema da afetividade esteve fora do discurso religioso. Este discurso religioso tendeu mais para a matiz da tradição grega, dando preferência para o discurso da razão na teologia. Contudo, a tradição cristã é formada pelo entrecruzamento de duas grandes Tradições religioso-culturais: a referida Tradição grega, baseada no discurso racional; e a Tradição semita, baseada na antropologia do coração, onde o conhecimento é visto como sabedoria e amor. Isso indica que, por detrás do componente afetivo existe uma real possibilidade de se conhecer, experienciar e, conseqüentemente, amar a Deus. A estrutura afetiva do ser humano torna-se, assim, em virtude de constituir-se basicamente como estrutura de acolhida, a maneira mais legítima de acolher a Deus. A afetividade humana garante, então, que toda a experiência de Deus seja uma experiência amorosa que revela ao ser humano sua verdade mais profunda: o ser humano é um ser em relação com seu Deus Criador e Salvador. A afetividade possibilita, assim, a apropriação da parte do ser humano da graça redentora que Deus lhe comunica numa relação sempre salutar. Jesus Cristo - o dom do Pai à humanidade - realiza em sua pessoa a salvação que Deus quer comunicar ao ser humano. A salvação consiste na participação do ser humano na vida divina mediante a ação do Espírito Santo que co- naturaliza o ser humano com Deus.
dc.description[en] During a long time, the theme of affection was outside of religious discourse. This religious discourse tended more to the shade of Greek tradition, giving preference to the discourse of reason in teology. However, the Christian tradition is formed by the intersections of two big cultural religious Traditions: the so called Greek Tradition, based on rational discourse; and the Semitic Tradition, based on antropology of heart, where knowledge is seen by wisdom and love. It signals that, behind the affectionate component, there is a real possibility of knowing oneself, experiencing and, consequentely, loving God. So, the affectionate structure of human being becomes the most legitimate way to welcome God since it was set up basically as a welcome structure. Thus, human affection guarantees that every experience of God is a loveling experience that reveals to human being his deeper truth: human being is a being regarding his Creator Saviour God. The affection enables in that manner the human being appropriation from part of the redeeming grace that God communicates to him in a salutary relation like always. Jesus Christ - the Father's gift to humanity - does in His person the salvation that God wishes to communicate to human being. The salvation consists in joining human being in divine life through the action of Holly Spirit that co-naturalizes human being with God.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] INTEGRACAO
dc.subject[pt] AFETIVIDADE
dc.subject[pt] ACOLHIDA
dc.subject[pt] MUNDO
dc.subject[pt] CORACAO
dc.subject[pt] CORPO
dc.subject[pt] MISERICORDIA
dc.subject[pt] SALVACAO
dc.subject[pt] HISTORIA
dc.subject[pt] PESSOA
dc.subject[en] INTEGRATION
dc.subject[en] AFFECTIVITY
dc.subject[en] WELCOME
dc.subject[en] WORLD
dc.subject[en] HEART
dc.subject[en] BODY
dc.subject[en] MERCY
dc.subject[en] SALVATION
dc.subject[en] HISTORY
dc.subject[en] PERSON
dc.title[en] SALVATION AND AFFECTIVITY: THE AFFECTIVE INTEGRATION IN THE THEOLOGY OF CHARLES ANDRÉ BERNARD
dc.title[pt] SALVAÇÃO E AFETIVIDADE: A INTEGRAÇÃO AFETIVA NA TEOLOGIA DE CHARLES ANDRÉ BERNARD
dc.typeTEXTO


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