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[fr] LA DANSE DES ORIXÁS ET LE CHANT DES SAINTS: DÉFIS THÉOLOGIQUE - PASTORAUX DES RELIGIONS NOIRES DE RECIFE

dc.contributorMARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER
dc.creatorGILBRAZ DE SOUZA ARAGAO
dc.date2004-05-31
dc.date.accessioned2022-09-21T21:43:49Z
dc.date.available2022-09-21T21:43:49Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4953@3
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4953
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42662
dc.description[pt] O estudo discorre sobre a situação social e o ethos cultural, em especial do povo negro, na Região Metropolitana do Recife. Apresenta sua configuração histórico-cultural, sua situação social e étnica e a afirmação afro negra nesse contexto afirmação, subsidiando uma compreensão das religões afro (negro)- recifienses e refletindo acerca das questões da causa negra para a pastoral popular. Busca compreender a dança dos orixás no xangú, a melodia dos antepassados na umbanda e no catimbó, e procura ver como os terreiros recifenses, a partir das necessidades e possibilidades dos seus adeptos, têm sincretizado essas tradições de matrizes nagô e bantu entre si e com o catolicismo socialmente predominante. Desenvolve-se então uma pedagogia da inculturação da fé para a pastoral afro (negro) recifense e o diáogo inter-religioso que ela implica. Confrontando as vis�es de sagrado que emergem da cosmogonia afro-brasileira e da protologia cristã, sob a forma de primeiro exercício teológico de aproximação entre esses mundos culturais e religiosos no Recife, procura-se demonstrar que a perspectiva da Criação, relida pela nova epistemologia transdisciplinar, constitui um fundamento seguro e um caminho produtivo para o alargamento do processo de diálogo inter- religioso e de inculturação da experiência d`Aquele que não encontrou tamanha fé em Israel. Utiliza-se, pois, a lógica da complexidade de Basarab Nicolescu para se retomar a teologia da Revelação e, em especial, da Criação de Torres Queiruga e então expandi-la sob impulso desse novo modelo de conhecimento transdisciplinar. Ele pode interpretar e atualizar mais adequadamente aquela dimensão (fundante ou cósmica) da Revelação para o nosso contexto de pluralismo cultural e diálogo religioso, porque permite lidar com a contradição aparente da pluralidade de absolutos, porque nele considera-se a complexidade da realidade e da verdade, exorcizando o princípio soberano da identidade vitoriosa sobre a diferença, acolhendo o paradoxo para além do princípio de não-contradição e, sobretudo, servindo o outro: enquanto revelador grito do oprimido que inspira a criatividade amorosa, este deve ser o princípio originante da fé - e da razão. é o terceiro que, incluído, pode permitir uma sinfonia dos dois mundos, como sonhava Dom Hélder, para além da exclusão e da violência. Essa compreensão do sagrado é que pode reunir cristãos e xangozeiros, pode permitir a redescoberta da identidade cristã na relação com expressões distintas dentro da riqueza multiforme da verdade transcendente (o Deus criador é anterior e exterior a nós todos e a todas as nossas expressões religiosas). Assim, percebe-se que a verdade cristã, experimentada por nós como única e universal, é uma contribuição absolutamente importante que não anula a experiência também absolutamente importante que outras formas de fé religiosa testemunham. Aprende-se então lidar com o paradoxo da pluralidade de absolutos, de unicidades e de universalidades.
dc.description[fr] Cette étude parle de la situation sociale et du ethos culturel, spécialement du peuple noir de la Région Métropolitaine de Recife. Elle présente sa configuration historique-culturelle, sa situation sociale et éthnique et, dans ce contexte, son affirmation noire-africaine. Elle donne une compréhension des réligions d inspiration noire-africaine tout en réfléchissant sur les questions de la cause noire pour le christianisme. Elle cherche à comprendre la danse des orixás au xangô, la mélodie des ancêtres à l umbanda et au catimbó, et cherche à montrer comment les terreiros de Recife syncrétisent ces radiditions d inspiration nagô e bantu entre elles et avec le catholicisme socialement prédominant, à partir des besoins et des possibilités de ses adeptes. Il se developpe alors, une pédagogie de l inculturation de la foi pour la pastoral afro (noir) de Recife et le dialogue inter-religieux qu elle implique. Quand on met face à face les visions de sacré qui émergent de la cosmogonie afro-brésilienne et de la protologie chrétienne, sous la forme de premier exercice d approche théologique entre ces mondes culturels et religieux de Recife, on peut démontrer que la perspective de la Création, relue par la nouvelle épistémologie transdisciplinaire, constitue une base solide et un chemin productif pour l élargissement du processus de dialogue inter-religieux et de inculturation de l expérience de CELUI qui n a pas rencontré une telle fois en Israël. On utilize, donc, la logique de la complexilité de Basarab Nicolescu pour reprendre la théologie de la Révélation et, surtout, de la Créaction de Torres Queiruga, pour l agrandir sous l elan de ce nouveau modèle de connaissance transdisciplinaire. Ceci peut nous aider à interpreter et mettre à jour plus convenablement la dimension (fondatrice ou cosmique) de la Révélation dans notre contexte de pluralisme culturel et de dialogue réligieux, parce qu il permet de mieux confronter la contradiction aparante de la plurilité des absolus. En effet, il rend compte de la complexité de la réalité et de la verité, en exorcisant le principe souverain de l identité triomphante sur toute différence, considérant en plus le paradoxe du principe de non-contradiction et surtout en se mettant au service de l Autre: le cri revelateur de l oprimé qui inspire la créactivité amoureuse, qui est le principe originaire de la foi - et de la raison. C est le troisième qui, inclu, peut permettre une symphonie des deux mondes, tel que le revait Dom Hélder. Cette compréhension du sacré peut réunir chrétiens et xangozeiros, elle peut permettre de découvrir l dentité chrétienne dans la relation avec d autres expressions à l interieur de la richesse multiforme de la vérité transcendente (le Dieu créateur est antérieur et extérieur à nous tous et à toutes nos expressions réligieuses). Ainsi, on se rend compte que la vérité chrétienne, que nous éprouvons en tant que foi unique et universelle, est une contribution absolument importante qui n anule pas l expérience d autant important que d autres formes de foi religieuse en témoigne. On aprend alors à confronter le paradoxe de la pluralité des absolus, des unicités et des universalités.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] DIALOGO INTER-RELIGIOSO
dc.subject[pt] TRANSDISCIPLINARIDADE
dc.subject[pt] RELIGIOSIDADE
dc.subject[pt] TEOLOGIA
dc.subject[fr] DIALOGUE INTER-RELIGIEUX
dc.subject[fr] TRANSDISCIPLINARITE
dc.subject[fr] RELIGIOSITE
dc.subject[fr] THEOLOGIE
dc.title[pt] A DANÇA DOS ORIXÁS E O CANTO DOS SANTOS: DESAFIOS TEOLÓGICO-PASTORAIS DAS RELIGIÕES NEGRAS DO RECIFE
dc.title[fr] LA DANSE DES ORIXÁS ET LE CHANT DES SAINTS: DÉFIS THÉOLOGIQUE - PASTORAUX DES RELIGIONS NOIRES DE RECIFE
dc.typeTEXTO


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