[pt] VIAGENS DA FIANDEIRA: A NARRATIVA DE O TURISTA APRENDIZ E A ESCRITA MEMORIALÍSTICA DE MÁRIO DE ANDRADE
[en] WEAVERS TRIPS: THE LEARNING TOURISTS NARRATIVE AND THE MARIO DE ANDRADES MEMORIALISTIC WRITING
Description
[pt] Em 1927, o escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945) partiu da sua São Paulo para o Norte do país, a fim de conhecer e dar a conhecer um Brasil pouco explorado, muitas vezes homogeneizado na literatura de escritoresviajantes que o antecederam em empresa semelhante. Simbolicamente, o que resultou desta experiência foram notas que só viriam a ser coligidas em uma versão para-definitiva, provavelmente por volta de 1943. Sob a forma de um diário, a narrativa sobre a experiência da viagem pelo Norte compõe a primeira parte do livro O turista aprendiz, publicado na década de 70. Este trabalho tem por finalidade verificar as tensões entre essas duas camadas de tempo: o presente da reescrita e o passado como experiência da descoberta. Esta narrativa em palimpsesto, extremamente fragmentada, carecendo do apuro final de seu escritor, fez com que privilegiássemos os seus detalhes, alegorias, inflexões e, sublinhássemos as contradições e a ironia do pensamento marioandradino, elementos considerados imprescindíveis para a construção de sua biografia intelectual.[en] In 1927, Modernist writer Mário de Andrade (1893-1945) left his city of São Paulo heading to Northern Brazil, in order tyo know and reveal a scarcely explored Brazil, often homogenized in the literature of traveling salesmen who had preceded him in such project. Symbolically, what resulted from this experience were notes that would only be collected in a parallel-definitive version around 1943. Under the form of a diary, the narrative about the facts of his trip through the northern region of his country composes the first part of his book The learning tourist, published in the seventies. This work intends to examine the tensions between those two layers of time: the present of the writing and the past as an experience of discovery. This narrative on palimpsest, extremely fragmented, lacking a final refurbishing by its author, allowed us to privilege its details, allegories, inflexions and, also, to underline its contradictions and the irony of Mario de Andrade s thought, elements that are considered to be indispensable for the building of his biography.