Mostrar el registro sencillo del ítem

[pt] SANGUE, TRIPAS, LETRAS E PELÍCULA: UM OLHAR SOBRE O TERROR EM JOSÉ MOJICA MARINS

dc.contributorPINA MARIA ARNOLDI COCO
dc.creatorANNA CAROLINA CABRAL DE ANDRADE DA MATTA MACHADO
dc.date2003-12-05
dc.date.accessioned2022-09-21T21:42:07Z
dc.date.available2022-09-21T21:42:07Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4275@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4275
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42384
dc.description[pt] Esta dissertação faz uma leitura do terror na obra do cineasta José Mojica Marins. A condição - instável - e a trajetória - incomum - deste cineasta maldito na história do cinema nacional passa por uma lógica de esfumaçamento compulsório, onde o diretor se viu obrigado a investir em novos campos: o texto, a televisão, o rádio e, mais recentemente, a Internet, para poder continuar insistindo/investindo na árdua tarefa de roteirizar, produzir e lançar seus mais de 30 filmes. A intenção é entender porque sua história se deu desta forma. Que semelhanças e diferenças guarda com os clássicos de terror? Até que ponto pode ser considerado um descendente do teatro francês do Grand Guignol? Muito mais do que desfiar conceitos fechados sobre a literatura do fantástico abordando os ingredientes das ficções, a idéia é fazer uma análise do terror em seus aspectos contemporâneos e culturais, traçando um paralelo com a biografia do diretor.
dc.description[en] This dissertation reads the horror in the film maker s José Mojica Marins work. The unstable condition and the uncommon career of this dammed film maker in the history of the Brazilian movie industry passes as a compulsory evanescence logic, where the director was forced to explore new fields: text, television, radio and, more recently, the Internet, in order to keep on insisting/investing in the arduous task of making scripts, producing and releasing his more than 30 films. The intention is to understand why his history happened this way. What similarities and differences does it keep with the classics? To what extent can he be considered as a descendent of the French theatre of the Grand Guignol? Much more than analyse narrow concepts about the fantastic literature approaching fictions ingredients, the idea is to make an analysis of the horror in its contemporary and cultural aspects relating it to the director s biography.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] CINEMA BRASILEIRO
dc.subject[pt] LITERATURA FANTASTICA
dc.subject[pt] ZE DO CAIXAO
dc.subject[pt] JOSE MOJICA MARINS
dc.subject[en] BRAZILIAN CINEMA
dc.subject[en] FANTASTIC LITERATURE
dc.subject[en] COFFIN JOE
dc.subject[en] JOSE MOJICA MARINS
dc.title[en] BLOOD, GUTS, CHARACTERS AND MOVIE: A GLANCE AT JOSÉ MOJICA MARINS TERROR
dc.title[pt] SANGUE, TRIPAS, LETRAS E PELÍCULA: UM OLHAR SOBRE O TERROR EM JOSÉ MOJICA MARINS
dc.typeTEXTO


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP