[en] INCOMMODIOUS SUBJECT AND MOVEMENT A PIRATE PLANE TO CROSS OVER SOME CRITICISM
[pt] INCÔMODO E MOVIMENTO: UM PLANO PIRATA PARA ATRAVESSAR ALGUMA CRÍTICA
dc.contributor | JULIO CESAR VALLADAO DINIZ | |
dc.creator | ANDRE MONTEIRO GUIMARAES DIAS PIRES | |
dc.date | 2003-11-12 | |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T21:42:02Z | |
dc.date.available | 2022-09-21T21:42:02Z | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4115@1 | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4115@2 | |
dc.identifier | http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4115 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12032/42308 | |
dc.description | [pt] O desafio da tese é atravessar um incômodo: a separação classificatória entre uma suposta poesia puramente expressiva - entendida enquanto uma escrita não elaborada e capaz de revelar algo da vivência do autor - e uma outra, puramente construtiva - concebida como um objeto controlado, distante da emoção e da realidade imediata do escritor. A partir do universo crítico-poético da poesia marginal dos anos 70, são afirmados diálogos e combates com autoridades (autores e rótulos) canonizados em torno da referida dicotomia. Trata-se de uma travessia tensa, cuidadosa e delirante. Sem negar a força da construção e da expressão, realiza-se uma operação de vazamento - traidora/trapaceira - em seus possíveis canais de totalização. | |
dc.description | [en] The challenge of this thesis is to cross over a troublesome situation: the classifying separation between a poetry supposed to be purely expressive - understood as a no elaborated writing, able to reveal something from the authors life - and another one, purely constructive - understood as a controlled object, far from writers emotion and from his immediate reality. In this way, one affirms from the critical-poetical universe of the marginal poetry written in the seventies (70s) - dialogues and battles with/against authorities (authors and labels) that became canonized around the referred dichotomy, in other words, one deals with a tense, careful and delirious crossing. With no intention to deny the forces of the construction and of the expression, one realizes an operation of leakage - a traitor / trickster operation - in its possible channels of totality. | |
dc.language | pt | |
dc.publisher | MAXWELL | |
dc.subject | [pt] POESIA | |
dc.subject | [pt] AUTORIDADE | |
dc.subject | [pt] POESIA MARGINAL | |
dc.subject | [pt] CONSTRUCAO | |
dc.subject | [pt] EXPRESSAO | |
dc.subject | [en] CRITIC | |
dc.subject | [en] AUTHORITY | |
dc.subject | [en] MARGINAL POETRY | |
dc.subject | [en] CONSTRUCTION | |
dc.subject | [en] EXPRESSION | |
dc.subject | [en] POETRY | |
dc.title | [en] INCOMMODIOUS SUBJECT AND MOVEMENT A PIRATE PLANE TO CROSS OVER SOME CRITICISM | |
dc.title | [pt] INCÔMODO E MOVIMENTO: UM PLANO PIRATA PARA ATRAVESSAR ALGUMA CRÍTICA | |
dc.type | TEXTO |
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