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[en] IDENTIFYING OBJECTS THROUGH PRONOUNS

dc.contributorCARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.contributorCARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.creatorSYLVIA DE OLIVEIRA E CRUZ
dc.date2003-10-24
dc.date.accessioned2022-09-21T21:41:59Z
dc.date.available2022-09-21T21:41:59Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4039@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4039@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4039
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42267
dc.description[pt] A necessidade de se conhecer o identificador de um objeto para solicitar seus serviços é uma restrição à utilização de orientação a objetos na construção de sistemas grandes e complexos. Para minimizar esta restrição, foi proposta uma forma de se referenciar a um determinado objeto através de uma identificação genérica, denominada pronome. Pronomes permitem que o programador especifique o envio de uma mensagem sem que o objeto destino seja nominalmente conhecido neste contexto. Com pronomes, a visibilidade de um objeto aumenta sem que regras de encapsulamento e visibilidade sejam quebradas. Desta forma, classes servidoras completamente desacopladas de seus clientes podem ser construídas e utilizadas em diferentes contextos. Neste trabalho, exploram-se pronomes já definidos anteriormente, dando a estes um novo tratamento através de linguagens abertas, e definem-se novos pronomes. O conjunto de pronomes obtido facilita a implementação de arquiteturas e padrões de projeto de relevância, sendo também abrangente no que diz respeito às características dos objetos representados por seus pronomes. Define-se ainda, a partir da experiência adquirida com a implementação dos pronomes, um framework para a definição e implementação de novos pronomes. Este framework é ainda aqui instanciado para dois novos pronomes a fim de validá-lo.
dc.description[en] The need to know the object identification to request it s services is a estriction in the construction of object oriented system. To reduce this restriction we have proposed a form of generic reference to an object named pronoum. Pronouns allow the programmer to specify how to send a message without knowing the destination object by name. With pronouns, the visibility of an object increases without breaking the rule of encapsulation. With this feature decoupled server classes may be constructed and used in different contexts. This work define some pronouns, show its utilities through of examples and suggest a framework to new pronouns creation.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] FRAMEWORK
dc.subject[pt] IDENTIFICACAO DE OBJETOS
dc.subject[pt] LINGUAGENS ABERTAS
dc.subject[pt] METAOBJETOS
dc.subject[en] FRAMEWORK
dc.subject[en] OBJECTS IDENTIFICATION
dc.subject[en] OPEN LANGUAGES
dc.subject[en] METAOBJECTS
dc.title[pt] IDENTIFICANDO OBJETOS ATRAVÉS DE PRONOME
dc.title[en] IDENTIFYING OBJECTS THROUGH PRONOUNS
dc.typeTEXTO


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