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[pt] SOBRE O FIO DA NAVALHA ESTRATÉGIAS DE REPRESENTAÇÃO DA MALANDRAGEM NOS DISCURSOS CULTURAIS BRASILEIROS

dc.contributorJULIO CESAR VALLADAO DINIZ
dc.creatorGIOVANNA FERREIRA DEALTRY
dc.date2003-08-26
dc.date.accessioned2022-09-21T21:41:54Z
dc.date.available2022-09-21T21:41:54Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3820@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3820@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3820
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42181
dc.description[pt] O objetivo desta tese é investigar as relações entre certas representações de malandros e malandragens e a construção do imaginário da nação. O presente texto ensaia responder às seguintes questões: como e por quais motivos a malandragem é regularmente acessada por nossos intelectuais, políticos, músicos, jornalistas etc, como elemento constituidor, por afirmação ou negação, da imaginada nação brasileira? E como também, nós, os membros dessa comunidade, nos identificamos com a imagem desse brasileiro malandro? Para tanto, à análise das obras literárias e musicais propriamente dita é adicionada uma perspectiva focada nas mediações entre os diversos grupos étnicos, sociais, religiosos etc constituintes da singular cultura carioca. A malandragem é vista, assim, como um procedimento dinâmico, não fixo, e o malandro carioca como a representação de um sujeito ao mesmo tempo marginal e capaz de negociar com as instâncias da ordem.
dc.description[en] The purpose of this study is to look into certain portrayals of the local malandros and their particular behavior, as well as the construction of the nation's imagery. This essay is intended to answer the following questions: - Why - and how - is the typical conduct of our malandros so commonly referred to, in different ways of affirmation or denial, by our intelligentsia, our politicians, musicians and journalists ( among many others ) as a constituent item of a supposed Brazilian nation? - how do we, as part of such a community, identify with the depiction of this Brazilian malando? To arrive at suitable answers, a new perspective focused on relations weaved by various ethnic, social and religious groups integrating Rio de Jnaeiros's peculiar culture was added to the academic analysis of the nation's literary and musical production. The behavior of our malandros is therefore seen as a dynamic and changeable procedure, and the malandro carioca is deemed as the representation of an individual who is an outsider, though one who is simultaneously capable of dealing with the establishment.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] RIO DE JANEIRO
dc.subject[pt] CULTURA AFRO-BRASILEIRA
dc.subject[pt] LITERATURA URBANA
dc.subject[pt] MUSICA POPULAR BRASILEIRA
dc.subject[en] RIO DE JANEIRO
dc.subject[en] AFRO-BRAZILIAN CULTURE
dc.subject[en] URBAN LITERATURE
dc.subject[en] POPULAR BRAZILIAN MUSIC
dc.title[en] ON THE RAZORNULLS EDGE STRATEGIES FOR THE PORTRAYAL OF OUR MALANDROS' BEHAVIOR IN BRAZIL'S CULTURAL RHETORIC
dc.title[pt] SOBRE O FIO DA NAVALHA ESTRATÉGIAS DE REPRESENTAÇÃO DA MALANDRAGEM NOS DISCURSOS CULTURAIS BRASILEIROS
dc.typeTEXTO


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