Description
[pt] O desenvolvimento de interfaces gráficas baseadas na
manipulação direta de objetos da aplicação representados em
um canvas é uma tarefa complexa que encontra pouco
suporte de desenvolvimento nas tecnologias de programação
atuais. Grafos dirigidos na forma de diagramas esquemáticos
são usados em programas de supervisão, controle e
simulações de gerenciamento de energia elétrica, em
automações industriais e diversos outros sistemas
semelhantes em que o processo é representado por uma série
de componentes interconectados. São inúmeras as aplicações
baseadas nestes tipos de objetos, a ponto de merecerem
ferramentas especiais para o seu desenvolvimento. Este
trabalho propõe uma arquitetura para o desenvolvimento de
interfaces gráficas baseadas em grafos que permita ao
usuário a criação e instanciação de equipamentos com
atributos e comportamentos dependentes da aplicação, com um
alto grau de abstração. Como ferramenta para o
desenvolvimento de aplicações sob a arquitetura proposta,
foi implementada uma biblioteca de objetos gráficos com
suporte à informação de grafo subentendido nos diagramas. O
objetivo principal da arquitetura é permitir que o
programador se concentre no desenvolvimento da aplicação,
abstraindo-se das questões relacionadas com a interface.
Esta arquitetura foi validada através de protótipos de
aplicações industriais reais.