Mostrar el registro sencillo del ítem

[en] VOLUMETRIC VISUALIZATION WITH RAY-CASTING IN A DISTRIBUTED ENVIRONMENT

dc.contributorMARCELO GATTASS
dc.creatorROBERTO DE BEAUCLAIR SEIXAS
dc.date2002-07-26
dc.date.accessioned2022-09-21T21:40:13Z
dc.date.available2022-09-21T21:40:13Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2782@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2782@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2782
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/41938
dc.description[pt] Ray-Casting é uma técnica muito usada em visualizção volumétrica para a criação de imagens médicas, a partir de dados obtidos por ressonância magnética (MRI) e tomografias computadorizadas (CT). No entanto, ray- casting tem um alto custo computacional que resulta em um processo de visualização lento, o que compromete a interatividade necessária para uma boa compreensão do conjunto de dados tri-dimensionais.Este trabalho propõe estratégias para a otimização do algoritmo de ray-casting e para melhorar sua eficiência. Além disso, esta tese investiga o uso em um ambiente de computação distribuída, através de um protocolo de comunicação entre estações de trabalho heterogêneas e não dedicadas, conectadas em uma rede local.As idéias propostas foram implementadas em duas versões do algoritmo, uma sequencial e uma paralela. Os resultados obtidos com essas implementações em conjuntos de dados reais mostram que é possível obter tempo interativo com as máquinas disponíveis atualmente e em condições normais de uso da rede local por outros usuários.
dc.description[en] Ray-Casting is a useful volume visualization technique applied to medical images such as computer tomography (CT) and magnetic resonance image (MRI). It has, however, a high computational cost that results in a slow rendering process, which compromises the interactivity that is necessary for a good comprehension of the three-dimensional data set. This work proposes optimization strategies to the ray- casting algorithm to improve its effciency. To enhance, even further, the thesis investigates the use of a distributed computer environment through a communication protocol between heterogeneous and non- dedicate LAN-connected workstations. The ideas proposed here were implemented in two versions of the algorithm, one se- quential and one parallel. Test results, obtained with these implementations and real data sets, show that it is possible to obtain interactive time with the current available machines.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] VISUALIZACAO VOLUMETRICA
dc.subject[pt] COMPUTACAO DISTRIBUIDA
dc.subject[pt] RAY CASTING
dc.subject[en] VOLUME RENDERING
dc.subject[en] DISTRIBUTED COMPUTATION
dc.subject[en] RAY CASTING
dc.title[pt] VISUALIZAÇÃO VOLUMÉTRICA COM RAY-CASTING NUM AMBIENTE DISTRIBUÍDO
dc.title[en] VOLUMETRIC VISUALIZATION WITH RAY-CASTING IN A DISTRIBUTED ENVIRONMENT
dc.typeTEXTO


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP