[pt] MODELOS E FORMALISMOS PARA A ENGENHARIA SEMIÓTICA DE INTERFACES DE USUÁRIO
[es] MODELOS Y FORMALISMOS PARA LA INGENIERÍA SEIÓTICA DE INTERFACES DE USUARIO;
[en] MODELS AND FORMALISMS FOR THE SEMIOTIC ENGINEERING OF USER INTERFACES
dc.contributor | CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA | |
dc.creator | JAIR CAVALCANTI LEITE | |
dc.date | 2001-08-10 | |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T21:39:55Z | |
dc.date.available | 2022-09-21T21:39:55Z | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1809@1 | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1809@2 | |
dc.identifier | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1809@4 | |
dc.identifier | http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1809 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12032/41683 | |
dc.description | [pt] Um dos requisitos para a usabilidade de um sistema interativo é que os usuários adquiram o conhecimento, denominado de modelo de usabilidade, sobre como aplicar as soluções-em-potencial concebidas pelo designer às tarefas do seu domínio. A abordagem da Engenharia Semiótica apresenta uma perspectiva na qual um sistema interativo é um artefato de metacomunicação através do qual o designer envia uma mensagem que comunica o modelo de usabilidade para o usuário. Partindo desta perspectiva e baseado nos conceitos de semiótica das teorias de Charles S. Peirce e de Umberto Eco desenvolvemos modelos teóricos que descrevem o modelo de usabilidade como sendo o conteúdo da mensagem do designer, a interface de usuário como a sua expressão e o design como sendo uma atividade de produção de signos apoiada por um sistema semiótico, composto por uma linguagem de especificação e por regras que correlacionam as mensagens especificadas aos widgets dos principais padrões e ferramentas de interfaces de usuário. | |
dc.description | [en] Interactive systems usability could be enhanced if users learn all the knowledge - the usabilty model - that capability them in applying designer`s potential solutions to domain tasks. The Semiotic Engineering approach perceives interactive systems as metacommunication artifacts that send a message from designer to users whose expression is the lower-level messages exchanged between user and system and whose content is the usability model. Starting from this perspective and based on semiotic theory concepts from Charles S. Peirce and Umberto Eco we present conceptual models to the interface as the expression and to the usability model as the content of designer`s message. We also develop a semiotic system to support user interface design. The system is composed by a specification language and rules that maps specified messagens to user interface widgets. Our emphasis here is not in aesthetics aspects of user interfaces, but in the interactive and performing nature of the interface message as it is carried throughout the computational medium. | |
dc.description | [es] Uno de los requisitos para el uso de un sistema interactivo es que los usuarios adquieran conocimiento (denominado de modelo de usabilidad) sobre como aplicar las soluciones-en-potencial concebidas por el diseñador a las tareas de su dominio. El abordaje de la Ingeniería Semiótica presenta define un sistema interactivo como un artefacto de metacomunicación a través del cual el diseñador envía un mensaje que comunica el modelo de usabilidad para el usuario. Partiendo de esta perspectiva y considerando los conceptos de semiótica de las teorías de Charles S. Peirce y de Umberto Eco, desarrollamos modelos teóricos que describen el modelo de usabilidad como el contenido del mensaje del diseñador; la interfaz de usuario como su expresión y el diseño como una actividad de producción de signos apoyada por un sistema semiótico, compuesto por un lenguaje de especificación y por reglas que correlacionan los mensajes especificados a los widgets de los principales padrones y herramientas de interfaces de usuario. | |
dc.language | pt | |
dc.publisher | MAXWELL | |
dc.subject | [pt] ENGENHARIA SEMIOTICA | |
dc.subject | [pt] ENGENHARIA DE SOFTWARE | |
dc.subject | [pt] DESIGN DE SOFTWARE | |
dc.subject | [pt] DESIGN DE INTERFACES USUARIO-SISTEMA | |
dc.subject | [pt] SEMIOTICA COMPUTACIONAL | |
dc.subject | [en] SEMIOTIC ENGINEERING | |
dc.subject | [en] SOFTWARE ENGINEERING | |
dc.subject | [en] SOFTWARE DESIGN | |
dc.subject | [en] USER INTERFACE DESIGN | |
dc.subject | [en] COMPUTATIONAL SEMIOTICS | |
dc.title | [pt] MODELOS E FORMALISMOS PARA A ENGENHARIA SEMIÓTICA DE INTERFACES DE USUÁRIO | |
dc.title | [es] MODELOS Y FORMALISMOS PARA LA INGENIERÍA SEIÓTICA DE INTERFACES DE USUARIO | |
dc.title | [en] MODELS AND FORMALISMS FOR THE SEMIOTIC ENGINEERING OF USER INTERFACES | |
dc.type | TEXTO |
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