dc.contributor.author | SOUZA, PAULO VINÍCIUS DE | |
dc.contributor.author | Reinaldo Bianchi | |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T18:36:39Z | |
dc.date.available | 2021-11-18T18:36:39Z | |
dc.date.issued | 2002-01-05 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, P. V.; BIANCHI, R. A. C.. Implementando algoritmos de visão computacional em VHDL. Revista Pesquisa e Tecnologia FEI, v. 22, p. 2-8, 2002. | |
dc.identifier.issn | 0101-8876 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3470 | |
dc.description.abstract | Partidas de futebol entre robôs constituem uma atividade que possibilita a
realização de experimentos reais para o desenvolvimento e testes de robôs, que
apresentam comportamento inteligente e que cooperam entre si para a execução
de uma tarefa, formando um time. Este artigo descreve o projeto e a
implementação do sistema de visão computacional baseado em hardware
reconfigurável tipo FPGA para ser utilizado em um time de robôs. Para tanto,
são apresentadas a linguagem de definição de hardware VHDL, a descrição dos
algoritmos de visão computacional adotados para tratar os problemas específicos
do domínio estudado, bem como o sistema implementado. Finalmente, é realizada
uma comparação da eficiência do sistema com implementações em software
(linguagem C) dos mesmos algoritmos. | |
dc.description.abstract | This paper describes the design and implementation of a fieldprogrammable gate array device (FPGA) based vision system for a robotic soccer
team. It presents the VHDL hardware definition language, a description of the
computer vision algorithms used for solving domain specific problems, as well as
the implemented system. Finally, is made a comparison of the hardwareimplemented against a software-implemented (C language) system’s efficiency
using the same algorithms. | |
dc.relation.ispartof | Revista Pesquisa e Tecnologia FEI | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.title | Implementando Algoritmos de Visão Computacional em VHDL | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |