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Abertura constitucional de 1991, diversidade étnica e cultural e ordenação política: aproximação filosófica política

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dc.contributor.authorCuchumbé Holguín, Nelson Jair; Universidad del Valle, Cali, Colombia
dc.date.accessioned2018-02-24T15:51:46Z
dc.date.accessioned2020-04-15T18:46:09Z
dc.date.accessioned2023-05-11T21:32:05Z
dc.date.available2018-02-24T15:51:46Z
dc.date.available2020-04-15T18:46:09Z
dc.date.available2023-05-11T21:32:05Z
dc.date.created2012-12-15
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3642
dc.identifier.issn2011-2734
dc.identifier.issn0120-4807
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/120010
dc.descriptionO reconhecimento da diversidade cultural parece encontrar no enfoque multicultural o instrumento mais louvável para renovar a estrutura deóntica que tem legitimado a ordem sociopolítica colombiana. Diante de um modelo de Estado fundado sobre a negação e a rejeição da diversidade, o estado multicultural apoia a articulação de pluralidade. Assim, a construção de unidade política apresenta-se como uma questão determinada pelo diálogo, o reconhecimento mútuo e da ampliação cultural. Contudo, a interpretação carece de plausibilidade multicultural se a construção do Estado é concebida de forma pragmática e universalista. A partir desta perspectiva, a inclusão do outro resulta provável se os atores sociais promovem uma interação regida por uma cultura política fundada nos princípios constitucionais, a participação ativa, o debate público e a capacidade organizacional das comunidades. Esta cultura política comum parece inevitável caso de se pretender a consolidação de uma cidadania mais capacitada para a vida democráticapor
dc.description.abstractEl reconocimiento de la diversidad cultural parece encontrar en el enfoque multicultural el instrumento más loable para renovar la estructura deóntica que ha legitimado el orden sociopolítico colombiano. Frente a un modelo de Estado cimentado en la negación y exclusión de la diversidad, el Estado multicultural admite la articulación de la pluralidad. Así, la construcción de unidad política se presenta como una cuestión determinada por el diálogo, reconocimiento mutuo y ensanchamiento cultural. Sin embargo, la interpretación multicultural carece de plausibilidad si se concibe la construcción de Estado de forma pragmática y universalista. Desde esta perspectiva, la inclusión del otro resulta probable si los actores sociales promueven una interacción regulada por una cultura política fundada en los principios constitucionales, la participación activa, la deliberación pública y la capacidad de organización de las comunidades. Esta cultura política común, parece ineludible si se quiere consolidar una ciudadanía más capacitada para la vida democrática.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Pontificia Universidad Javerianaspa
dc.relation.urihttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3642/3179
dc.subjectConstitutional Openness in 1991; Ethical-Political Conflict; Multiculturalism; Shared Political Culture; Democracy and Deliberation.eng
dc.subjectApertura constitucional de 1991; Conflicto ético-político; Multiculturalismo; Cultura política común; Democracia y deliberaciónspa
dc.subjectConflito étnico; Aspectos políticos; Filosofia política; Filosofia da democracia; Cultura políticapor
dc.titleApertura constitucional de 1991, diversidad étnica y cultural y ordenamiento político: aproximación filosófica políticaspa
dc.titleAbertura constitucional de 1991, diversidade étnica e cultural e ordenação política: aproximação filosófica políticapor


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