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Processo de civilização nos trópicos: formação do estado e a sociedade da corte imperial no Brasil (1822-1889)

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dc.contributor.authorPassiani, Enio; Faculdades de Campinas -Facamp-
dc.date.accessioned2018-02-24T15:52:35Z
dc.date.accessioned2020-04-15T18:40:12Z
dc.date.accessioned2023-05-11T19:41:17Z
dc.date.available2018-02-24T15:52:35Z
dc.date.available2020-04-15T18:40:12Z
dc.date.available2023-05-11T19:41:17Z
dc.date.created2012-04-19
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2194
dc.identifier.issn2011-2734
dc.identifier.issn0120-4807
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/118092
dc.descriptionO processo de enraizamento de uma sociedade de corte no Brasil, que ocorre durante o regime imperial (1822-1889), pode ser interpretado, à luz de Norbert Elias, se considerarmos que esse tipo de configuração social contou com: códigos e regras de sociabilidade que garantiram seu funcionamento e legitimidade, e cuja divulgação contou com o auxílio dos manuais de boa conduta, como o Código de Bom-tom, do cônego português José Inácio Roquette, publicado em Portugal em 1845 e transformado numa espécie de leitura obrigatória nos círculos aristocráticos do Brasil imperial; e a formação do Estado nacional brasileiro, que exige, também, a discussão do papel da escravidão na constituição e manutenção do Estado imperial e da própria corte, ao mesmo tempo obstáculo para a configuração concreta de um processo civilizador no seio da sociedade brasileira, que teve, paradoxalmente, as Forças Armadas nacionais como uma das possíveis forças civilizadoras do país.por
dc.description.abstractEl proceso de la formación de una sociedad de corte en Brasil puede interpretarse, desde la teoría de Norbert Elias, si consideramos tres importantes aspectos históricos de formación social: 1) códigos y normas de socialización desarrollados dentro de la corte brasileña y difundidos en libros de buenos modales, como el Código de Bom-tom, escrito por el canónigo portugués José Inácio Roquette, publicado en Portugal en 1845 y transformado en una lectura obligatoria en los círculos nobles durante el Estado imperial; 2) la constitución de un Estado nacional en Brasil requiere examinar el papel y la importancia de la esclavitud en su formación y mantenimiento, y considerar que tal esclavitud fue, al mismo tiempo, un obstáculo profundo para la difusión de los procesos civilizadores en aquel momento y después; 3) el significado de una institución social como las Fuerzas Armadas en el Brasil monárquico (1822-1889), probable y paradójicamente una de las más importantes fuerzas civilizadoras del país.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Pontificia Universidad Javerianaspa
dc.relation.urihttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2194/1469
dc.subjectimperial Brazil; court society; Norbert Elias; Brazilian national State; slavery; Armed Forceseng
dc.subjectBrasil imperial; sociedad de corte; Norbert Elias; Estado nacional brasileño; esclavitud; Fuerzas Armadasspa
dc.subjectBrasil Imperial; sociedade de corte; Norbert Elias; Estado nacional brasileiro; escravidão; Forças Armadaspor
dc.titleProceso de civilización en los trópicos: formación del Estado y la sociedad de la corte imperial en Brasil (1822-1889) por Enio Passianispa
dc.titleProcesso de civilização nos trópicos: formação do estado e a sociedade da corte imperial no Brasil (1822-1889)por


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