Mostrar registro simples

O Método Kodály na Colômbia – Fase II

dc.contributornulleng
dc.contributornullspa
dc.contributornullpor
dc.contributor.authorZuleta, Alejandro; Profesor asociado de la Facultad de Artes, Departamento de Música, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia
dc.date.accessioned2018-02-24T15:06:21Z
dc.date.accessioned2020-04-16T13:53:59Z
dc.date.accessioned2023-05-11T19:17:56Z
dc.date.available2018-02-24T15:06:21Z
dc.date.available2020-04-16T13:53:59Z
dc.date.available2023-05-11T19:17:56Z
dc.date.created2013-04-01
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898
dc.identifier.issn2215-9959
dc.identifier.issn1794-6670
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/112963
dc.descriptionEste artigo descreve a segunda fase da coleta e classificação do projeto de pesquisa o Método de Kodály na Colômbia, apresenta os resultados e analisa a influência que a sua implementação tem tido sobre a adaptação Método Kodály colombiano. Foram transcritos e classificados 150 trabalhos de rimas e canções folclóricas tradicionais da Colômbia e outros países a partir de áudio- em sua maioria do Centro de Documentação Musical do Ministério da Cultura, vídeo, música impressa e da tradição oral, recolhidas através de entrevistas e ao vivo gravações. Esta nova coleção é enriquecer o material musical a partir do qual as crianças aprendem a cantar, ler, escrever e analisar a música. Suaimplantação cria novos desafios, novas soluções, adaptações e concessões do método original húngaro a sua adaptação na Colômbia e, talvez, na América Latina.por
dc.description.abstractEste artículo describe la segunda fase del proceso de recopilación y clasificación del proyecto de investigación El Método Kodály en Colombia, presenta sus resultados y analiza la influencia que su puesta en práctica ha tenido en la adaptación colombiana del Método Kodály. A partir de la observación documental de fuentes de audio -en su mayoría del Centro de Documentación Musical del Ministerio de Cultura-, vídeo, música impresa y tradición oral -obtenida a través de entrevistas y grabaciones en vivo- se transcribieron y clasificaron 150 obras entre canciones infantiles y canciones populares tradicionales colombianas y de otros países. Esta nueva recopilación viene a enriquecer el material musical a partir del cual los niños aprenden a cantar, leer, escribir y analizar música. Su puesta en práctica plantea nuevos retos, nuevas soluciones, y concesiones que el método original húngaro debe hacer a su adaptación en Colombia y, quizás, en Hispanoamérica.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherPontificia Universidad Javeriana, Bogotáspa
dc.relation.urihttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/5898/4767
dc.subjectnullpor
dc.subjectmétodo Kodáhly; música tradicional; sinais de Curwen em modo menor; característicos células rítmicaspor
dc.subjectKodály method; traditional music; fixed do; characteristic rhythmic cell; Curwen hand signs for the minor modeeng
dc.subjectmétodo Kodály; música tradicional; células rítmicas características; los signos de Curwen para el modo menorspa
dc.titleEl Método Kodály en Colombia, Fase IIspa
dc.titleO Método Kodály na Colômbia – Fase IIpor


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP