Fotógrafos y Fotografías en la Sección de Estudios del Servicio de Protección de Indígenas (Brasil)
Fotógrafos e Fotografias na Seção de Estudos do Serviço de Proteção aos Índios (Brasil)
Description
O artigo tem a intenção de localizar os fotógrafos que participaram das expedições foto-cinematográficas, a partir da criação da Seção de Estudos (SE ) pertencente ao Serviço de Proteção aos Índios (SPI ) em 1941. Ao situá-los, a reboque lançamos luz à , onde esses profissionais estavam lotados como funcionários, chegando até aos membros do órgão normativo da política indigenista, o Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI). Membros estes, responsáveis por criar e coordenar os trabalhos da . A hipótese é que a participação dos antropólogos no CNPI proporcionou a introdução da antropologia aplicada nas atividades do SPI . Assim, a equipe, responsável pela coleta de imagens e sons de grupos indígenas no interior dos postos, deram um start fundamental para evidenciar a ambiguidade (assimilação x preservação), presente na política indigenista pelo simples fato da materialidade documental e etnográfica. Essa prática se revela planejada, dando ênfase ao aspecto cientificista no tratamento dos grupos indígenas.Este artículo tiene la intención de localizar la participación de los fotógrafos en las expediciones foto-cinematográficas, a partir de la creación de la Seção de Estudos (se) perteneciente al Serviço de Proteção aos Índios (spi) en 1941. Al situarlos, en un segundo plano iluminamos el se, donde esos profesionales eran identificados como funcionarios, llegando hasta los miembros del órgano normativo de la política indigenista, el Conselho Nacional de Proteção aos Índios (cnpi). Estos miembros eran responsables de crear y coordinar los trabajos de la se. La hipótesis es que la participación de los antropólogos en el cnpi proporcionó la introducción de la antropología aplicada en las actividades del spi. Así, el equipo, responsable por la colecta de imágenes y sonidos de grupos indígenas en el interior de los puestos, significó un start fundamental para evidenciar la ambigüedad (asimilación por preservación), presente en la política indigenista simplemente por la materialidad documental y etnográfica. Esa práctica se revela como planeada, enfatizando el cientificismo en el tratamiento de los grupos indígenas.