dc.contributor | null | eng |
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dc.contributor | null | por |
dc.contributor.author | Jardim Falleiros, Guilherme Lavinas; Universidade de São Paulo | |
dc.date.accessioned | 2018-02-24T15:52:34Z | |
dc.date.accessioned | 2020-04-15T18:40:10Z | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T17:37:17Z | |
dc.date.available | 2018-02-24T15:52:34Z | |
dc.date.available | 2020-04-15T18:40:10Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T17:37:17Z | |
dc.date.created | 2013-06-01 | |
dc.identifier | http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2424 | |
dc.identifier.issn | 2011-2734 | |
dc.identifier.issn | 0120-4807 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12032/110923 | |
dc.description | Esta apresentação textual se baseia em pesquisa etnográfica realizada junto ao povoA'uwē-Xavante chamada “Datsi'a'uwēdzé – Vir a ser e não ser gente no Brasil Central”(tese de doutorado defendida em 2012 – Antropologia Social, Universidade de São Paulo).Debatendo com a produção etnográfica e antropológica, abordo conceitos a'uwē-xavantesde humanidade e pessoa procurando entender o processo de sua constituição contínua eseus efeitos na própria pessoa do etnógrafo e seu trabalho. Capturado por seus sujeitos,o etnógrafo adquire uma potência de tornar-se gente através de processos de predação,familiarização e magnificação. Participando na constituição do ente coletivo, sendotomado e transformado por esta constituição, fazendo trabalho ritual e adquirindo cargoscosmopolíticos, é possível ao etnógrafo repensar e reatualizar a própria práxis etnográficae sua política. As conseqüências desta abordagem se manifestam na escrita etnográfica, levando-a para perto da multiplicidade da experiência, afetada pela filosofia encorporadanativa, num diálogo entre a Antropologia e as ações e pensamentos ameríndios. Numa eradita de crise etnográfica, tornar-se e não tornar-se “nativo” acaba sendo a melhor formade se fazer antropologia – talvez uma forma não tão usual quando se presuma. | por |
dc.description.abstract | En el presente artículo me refiero a las concepciones a’uw -Xavante de la humanidad y lapersona tratando de comprender el proceso de su constitución y sus efectos en el mismoetnógrafo y en su trabajo, mientras debato sobre una producción etnográfica y antropológica.Capturado por sus sujetos, el etnógrafo adquiere una potencia de ser humano a través delos procesos de depredación, familiarización y magnificación. Es posible para el etnógraforepensar y recrear la misma práctica etnográfica, así como las políticas al participar en laconstitución del yo colectivo, siendo tomado y transformado por esta Constitución, haciendotrabajo ritual y adquiriendo oficios cosmopolitas. Las consecuencias de este enfoque semanifiestan en la escritura etnográfica, llevándola más cerca a la multiplicidad de laexperiencia, afectada por la filosofía “nativa” encarnada, en un diálogo entre la antropología,la acción y el pensamiento amerindio. En una llamada era de crisis etnográfica, llegar aser y no ser “nativos” resulta ser la mejor manera de hacer antropología, tal vez no es unenfoque poco común después de todo | spa |
dc.format | PDF | spa |
dc.format.mimetype | application/pdf | spa |
dc.language.iso | spa | |
dc.publisher | Editorial Pontificia Universidad Javeriana | spa |
dc.relation.uri | http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2424/4818 | |
dc.subject | Ethnography; A’uwē-xavante; Personhood; Gift; Capture | eng |
dc.subject | Etnografía, A’uwē-xavante; Individualidad; Regalo; Capturar | spa |
dc.subject | Etnografia; A'uwē-xavante; Pessoa; Dádiva; Captura | por |
dc.title | Para llegar a ser y no ser humano a través de la participación etnográfica en el centro de Brasil | spa |
dc.title | Vir a ser e não ser gente através da participação etnográfica no Brasil Central | por |