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Sobre a colonialidade da linguagem

dc.contributornulleng
dc.contributorN/Aspa
dc.contributornullpor
dc.contributor.authorVeronelli, Gabriela Alejandra
dc.date.accessioned2018-02-24T15:52:34Z
dc.date.accessioned2020-04-15T18:40:10Z
dc.date.accessioned2023-05-11T17:22:21Z
dc.date.available2018-02-24T15:52:34Z
dc.date.available2020-04-15T18:40:10Z
dc.date.available2023-05-11T17:22:21Z
dc.date.created2015-11-24
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/11432
dc.identifier10.11144/Javeriana.uh81.scdl
dc.identifier.issn2011-2734
dc.identifier.issn0120-4807
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/107522
dc.descriptionEste artigo apresenta novo quadro teórico para analisar relações linguísticas de poder e examina os efeitos linguísticos do que Aníbal Quijano chamou de a colonialidade do poder. A colonialidade da linguagem refere-se a um processo de racialização de populações colonizadas em tanto agentes comunicativos (ou seja, em tanto interlocutores possíveis) que começa com a Conquista da América e continuaria até hoje. A pesquisa foi focada na desumanização das populações colonizadas e escravizadas e o concomitante desprezo das suas linguagens e maneiras sociais de dar sentido, interpretadas como expressões da sua ‘natureza’ inferior. Os resultados são uma contribuição original ao debate sobre a relação histórica entre colonialismo, raça, etnicidade e linguagem na América. O argumento sugere que há conexão entre a redução das populações colonizadas e racializadas a um status de seres não-humanos, e uma ideologia linguística analisada como monolinguajar, que esconde a opressão colonial dialógica e discursivamente.por
dc.description.abstractEste artículo presenta un nuevo marco teórico para analizar relaciones lingüísticas de poder y examina los efectos lingüísticos de lo que Aníbal Quijano ha llamado la colonialidad del poder. La colonialidad del lenguaje se refiere a un proceso de racialización de poblaciones colonizadas en tanto agentes comunicativos (es decir, en tanto interlocutores posibles) que comienza con la Conquista de América y que continuaría hasta hoy. La investigación está centrada en la deshumanización de las poblaciones colonizadas y esclavizadas, y el concomitante desprecio de sus lenguajes y maneras sociales de dar sentido, interpretadas como expresiones de su ‘naturaleza’ inferior. Los resultados son una contribución original al debate sobre la relación histórica entre colonialismo, raza, etnicidad, y lenguaje en América. El argumento plantea que existe una conexión entre la reducción de las poblaciones colonizadas y racializadas a un estatus de seres no-humanos, y una ideología lingüística analizada como monolenguajeo, que oculta la opresión colonial dialógica y discursivamente.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Pontificia Universidad Javerianaspa
dc.relation.urihttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/11432/11947
dc.rightsCopyright (c) 2015 Universitas Humanísticaspa
dc.subjectlanguage; communication; modernity; colonialism; race; racialization; simple communication; monolingualeng
dc.subjectlenguaje y decir; diálogo; modernidad/colonialidad; raza-racialización; comunicación simple; monolenguajeospa
dc.subjectlinguagem; comunicação; modernidade; colonialidade; raça; racialização; comunicação simples; monolinguajarpor
dc.titleSobre la colonialidad del lenguaje y el decirspa
dc.titleSobre a colonialidade da linguagempor


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