De la normatividad queer en la construcción de la Nación a la resistencia política queer, un debate contemporáneo
Da normatividade queer na construção da Nação à resistência política queer: um debate na relação Israel-Palestina
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Seguer, Lucía; Universidad de Buenos Aires, Buenos, Aires, Argentina
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No texto seguinte abordo a distância existente entre a construção de sujeitos queer aceitáveis parao relato nacional e, por outro lado, a abordagem teórica da resistência política queer/LGBT nas sociedades árabes. Para isso apresento debates contemporâneos desenvolvidos a partir do impacto da guerra contra o terrorismo sobre a comunidade acadêmica estadunidense. Ao mesmo tempo, esta labor é conectada com a abordagem da ligação entre o discurso LGBT hegemônico e os projetos civilizatórios norte-americanos e israelenses, pelo qual o texto se informa do devir do elemento LGBT dentro da relação Palestina-Israel. Além disso, o texto problematiza a abordagem teórica dos sujeitos LGBT árabes, comumente ausentes na reflexão académica como possíveis sujeitos políticos. Neste movimento, desejo problematizar a ambivalência e implicações epistemológicas que traz consigo ouso do orientalismo como categoria e as operações a través das quais a academia constrói verdade sobre o sujeito.En el siguiente texto abordo la distancia existente entre la construcción de sujetos queer aceptablespara el relato nacional y por otro lado, el abordaje teórico de la resistencia política queer/LGTB en las sociedades árabes. Para ello presento debates contemporáneos desarrollados a partir del impacto de la guerra contra el terrorismo sobre la comunidad académica estadounidense. A la vez, esta labor se conecta con el abordaje de la ligazón entre el discurso LGBT hegemónico y los proyectos civilizatorios norteamericanos e israelíes, por lo cual el texto se informa del devenir del elemento LGBT dentro de la relación Palestina-Israel. Asimismo, el texto problematiza el abordaje teórico de los sujetos LGBT árabes, comúnmente ausentes en la reflexión académica como sujetos políticos posibles. En este movimiento, aspiro a problematizar la ambivalencia y las implicaciones epistemológicas que trae consigo el uso del orientalismo como categoría, y las operaciones a través de las cuales la academia construye verdad sobre el sujeto.
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