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Descobrir ou Intervir? O conhecimento da interculturalidade no ensino superior do Brasil e o México: políticas e sujeitos interculturais como objetos de reflexão e conhecimento

dc.contributornulleng
dc.contributorDahlem Research School- FU Berlin, CONACYTspa
dc.contributornullpor
dc.contributor.authorMartínez Cortés, Mario Arturo; Universidad Libre de Berlin
dc.date.accessioned2018-02-24T15:49:33Z
dc.date.accessioned2020-04-15T18:44:55Z
dc.date.accessioned2023-05-11T17:21:17Z
dc.date.available2018-02-24T15:49:33Z
dc.date.available2020-04-15T18:44:55Z
dc.date.available2023-05-11T17:21:17Z
dc.date.created2015-07-01
dc.identifierhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/7464
dc.identifier10.11144/Javeriana.UH80.dici
dc.identifier.issn2011-2734
dc.identifier.issn0120-4807
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/107267
dc.descriptionLevanta-se abordagem proximal-performativa às políticas de interculturalidade em ensino superior de dois casos, o Brasil e o México. Sugere-se que um elemento de diferenciação daquelas é o conhecimento que produzem. De maneira específica, considera-se que, embora o conhecimento da interculturalidade contém elementos comuns nos dois casos analisados (o intercultural como algo diferente aos conhecimentos indígenas, a defensa aberta de interesses indígenas e a noção de participação) que correspondem a una vertente estática, existem elementos que permitem sua diferenciação (a problematização da opção intercultural como tema de reflexão e a origem atoral das propostas), através dos quais estas políticas podem virar para projetos de chegar-a-ser, dando esperanças e posições estratégicas mais que soluções acabadas. Estas reflexões partem da análise de documentos de difusão do conhecimento produzido dentro de políticas específicas: programa PROLIND do Brasil e universidades interculturais do Méxicopor
dc.description.abstractSe plantea una aproximación proximal-performativa a las políticas de interculturalidad en educación superior de dos casos, Brasil y México. Se sugiere que un elemento de diferenciación de estas es el conocimiento que producen. De manera específica, se considera que, aunque el conocimiento de la interculturalidad contiene elementos comunes en los dos casos analizados (lo intercultural como algo distinto a los conocimientos indígenas, la abierta defensa de intereses indígenas y la noción de participación) que corresponden a una vertiente estática, existen elementos que permiten su diferenciación (la problematización de la opción intercultural como tema de reflexión y el origen actoral de las propuestas), a través de los cuales estas políticas se pueden convertir en proyectos de llegar-a-ser, brindando esperanzas y posiciones estratégicas más que soluciones acabadas. Estas reflexiones parten del análisis de documentos de divulgación del conocimiento producido dentro de políticas específicas: programa PROLIND de Brasil y universidades interculturales de México.spa
dc.formatPDFspa
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Pontificia Universidad Javerianaspa
dc.relation.urihttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/7464/10076
dc.subjectinterculturality; ethnicity; recognition; higher education; knowledge; Indigenous peopleeng
dc.subjectinterculturalidad; etnicidad; reconocimiento; educación superior; conocimiento; Pueblos Indígenasspa
dc.subjectinterculturalidade; etnicidade; reconhecimento; ensino superior; conhecimento; Povos Indígenaspor
dc.title¿Descubrir o intervenir? El conocimiento de la interculturalidad en la educación superior de Brasil y México: políticas y sujetos interculturales como objetos de reflexión y conocimientospa
dc.titleDescobrir ou Intervir? O conhecimento da interculturalidade no ensino superior do Brasil e o México: políticas e sujeitos interculturais como objetos de reflexão e conhecimentopor


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