Show simple item record

[pt] UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

dc.contributorLEANDRO KONDER
dc.creatorLUIZ FERNANDO DE SOUZA
dc.date2004-10-05
dc.date.accessioned2022-09-21T21:44:08Z
dc.date.available2022-09-21T21:44:08Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5550@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5550
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42926
dc.description[pt] A presente Dissertação de Mestrado busca construir uma base epistemológica consistente para uma experiência teatral, exercida freqüente e organizadamente, com crianças pequenas de diferentes culturas, religiões e extratos sociais, numa creche institucional do Rio de Janeiro. Quer-se discutir a possibilidade de trabalhar dramaturgicamente os contos de fadas, partindo do pressuposto de que tais narrativas fantasiosas possuem um profundo valor antropológico, social e histórico e que o exercício de sua encenação pode ser um instrumento de construção do conhecimento no espaço Creche, além de ajudar a criança a se constituir como sujeito livre, criativo e expressivo, compreendendo o contexto social no qual é inserida pelo nascimento, valorizando a aquisição do conhecimento sensível e a troca afetiva com o outro, reconhecendo-o como parceiro fundamental no desenvolvimento da linguagem, da consciência individual e da cidadania. Inicialmente buscou-se diálogo com autores como Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer, verificando como a teoria se ancora na prática de encenação teatral com crianças de 0 a 6 anos. Foi considerado também o fato das Artes Cênicas desenvolver tanto a linguagem corporal (imagem) como o imaginário da criança. A conclusão desse estudo evidenciou a necessidade de se estabelecer um palco para o conto de fadas, no qual o contato com a narrativa fantasiosa e o exercício de sua encenação, possam contribuir para construção de alternativas sensíveis em contraponto ao conhecimento mais racional, sem, no entanto, negá-lo, para que a criança, desde pequena, aprenda a ver o mundo como algo a ser modificado no presente, posto que tem um passado, que pode ser revisto.
dc.description[en] This Master dissertation aims to build a solid epistemological basis for a drama experience, frequently performed by young children from different cultures, religions and social classes in an institutional kindergarten in Rio de Janeiro. The point is to try to dramatize the fairy tales, based on the fact that these fantastic narratives have great anthropological, social and historical value and its staging can be an instrument to construct knowledge in Education, besides helping the child to understand herself as free, creative and expressive person, comprehending the social context in which she was born, giving value to the acquisition of sensitive knowledge and the affection between people, recognizing them as partners in the development of Language, self- conscience and citizenship. In the beginning, we look for a dialogue with authors such as Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer, trying to verify if the theory can help in the practice of this theatrical experience with young children. It was considered also the fact that dramatization can develop the corporal language (image) as long as the child`s imagination. In the conclusion of this study we tried to show the need to stabilize a stage to the fairy tales in which the contact with the fantastic narrative and its dramatic performance, can contribute to construct sensitive alternatives in opposition to rational knowledge, without denying it, in order to make the child to learn how to see the world as something that can be modified in the present, since it has a past that can be critized.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] CULTURA
dc.subject[pt] CORPO
dc.subject[pt] TEATRO
dc.subject[pt] ARTE
dc.subject[pt] EDUCACAO
dc.subject[pt] CRIANCA
dc.subject[pt] LINGUAGEM
dc.subject[en] CULTURE
dc.subject[en] BODY
dc.subject[en] THEATRE
dc.subject[en] ART
dc.subject[en] EDUCATION
dc.subject[en] CHILD
dc.subject[en] LANGUAGE
dc.title[en] AN STAGE FOR FAIRYTALES: A THEATRICAL EXPERIENCE WITH CHILDREN IN CHILD EDUCATION
dc.title[pt] UM PALCO PARA O CONTO DE FADAS: UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.typeTEXTO


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP