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[en] GROUP BEHAVIOR FOR BLACK&WHITE CHARACTERS

dc.contributorBRUNO FEIJO
dc.creatorFELIPE GOMES DE CARVALHO
dc.date2004-09-15
dc.date.accessioned2022-09-21T21:44:05Z
dc.date.available2022-09-21T21:44:05Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5468@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5468
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42884
dc.description[pt] Recentemente, a indústria de jogos tem demonstrado crescente interesse no desenvolvimento de jogos que utilizam técnicas sofisticadas de Inteligência Artificial (IA). Verifica-se, dessa forma, o surgimento de jogos mais realistas, tanto no aspecto gráfico quanto no comportamento dos personagens. O jogo Black&White (B e W), desenvolvido pela empresa Lionhead Studios, é considerado um exemplo importante da utilização de técnicas de IA em jogos, e obteve um grande sucesso. Parte desse sucesso se deve ao fato de haver revelado uma interessante arquitetura deliberativa para agentes computacionais, baseada no modelo de agentes deliberativos chamado BDI (Belief, Desire and Intention, ou Crença, Desejo e Intenção). O presente trabalho visa desenvolver um estudo sobre a arquitetura utilizada no jogo B e W, e também sobre a interação de personagens que utilizam as técnicas presentes nesta arquitetura. Esta interação envolverá a utilização de um protocolo inspirado na linguagem de comunicação chamada KQML (Knowledge Query and Manipulation Language, ou Linguagem de Consulta e Manipulação de Conhecimento).
dc.description[en] Recently the game industry has been demonstrating much interest in the development of games that use more powerful Artificial Intelligence (AI) techniques. In this way, many games have been developed with more realistic graphics and character behavior. The game Black and White (B and W), developed by Lionhead Studios, is considered an important example of the use of AI techniques in games, and has resulted in a great success, disclosing a very interesting deliberative architecture for computational agents. Such architecture is based on the deliberative model called BDI (Belief, Desire and Intention). The present work aims to develop a study on the architecture used in game B&W, and also on the interaction of characters that use the techniques applied in this architecture. This interaction will use a protocol inspired on the communication language KQML (Knowledge Query and Manipulation Language).
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] SISTEMAS MULTI-AGENTES
dc.subject[pt] ATOS DE FALA
dc.subject[pt] JOGO
dc.subject[pt] INTELIGENCIA ARTIFICIAL
dc.subject[pt] JOGOS ELETRONICOS
dc.subject[pt] AGENTE INTELIGENTE
dc.subject[en] MULTI-AGENT SYSTEMS
dc.subject[en] SPEECH ACTS
dc.subject[en] GAME
dc.subject[en] ARTIFICIAL INTELLIGENCE
dc.subject[en] ELECTRONIC GAMES
dc.subject[en] INTELLIGENT AGENT
dc.title[pt] COMPORTAMENTO EM GRUPO DE PERSONAGENS DO TIPO BLACK&WHITE
dc.title[en] GROUP BEHAVIOR FOR BLACK&WHITE CHARACTERS
dc.typeTEXTO


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