Show simple item record

[en] SNARES FOR THE NARRATIVE: NARRATIVE STRATEGIES IN TWO NOVELS BY CARLOS SUSSEKIND

dc.contributorPINA MARIA ARNOLDI COCO
dc.creatorSERGIO DA SILVA BARCELLOS
dc.date2004-06-04
dc.date.accessioned2022-09-21T21:43:49Z
dc.date.available2022-09-21T21:43:49Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4972@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4972@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4972
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42665
dc.description[pt] A proposta deste estudo é mapear os procedimentos narrativos empregados em dois romances de Carlos Sussekind. Através de uma leitura semiológica das capas, percebe-se a interação entre forma e conteúdo no processo de produção de sentido. A utilização de procedimentos pertencentes à tradição do romance, em um contexto de produção literária denominada pós-moderna, une tradição e ruptura através de uma perspectiva paródica. A duplicação de instâncias narrativas é localizada em Armadilha para Lamartine como principal estratégia que, simultaneamente, cinde e gera uma unidade estrutural. A atribuição autoral apresenta-se, também, como um elemento de indeterminação, gerando uma investigação em um nível paratextual. Em Que pensam vocês que ele fez, a utilização do procedimento de encaixe narrativo revela a união entre convenção e transgressão, sob o aspecto da fragmentação do discurso e da identidade dos narradores. A escrita diarística, como método narrativo, assume, nos dois romances, uma importância distinta como estratégia por ser, nesse caso, uma apropriação e uma ficcionalização de textos de um diário dito real. O resultado da reunião de procedimentos tão distintos é a sofisticação das estruturas narrativas encontradas nos romances analisados.
dc.description[en] The purpose of this study is to map the narrative devices used in two novels by Carlos Sussekind. A thorough semiological reading of the book covers points to the interaction between form and content within the process of generating meaning. The use of conventional narrative devices in the context of postmodern literary production links tradition and transgression through a parodic perspective. In Armadilha para Lamartine the duplication of narrative levels is shown to be the main strategy, simultaneously fracturing and generating structural unity. The unclear authorship of the novel generates a paratextual approach. In Que pensam vocês que ele fez the use of frame tales as a narrative device reveals the combination of tradition and transgression, in the form of fragmentation of the discourse and of the narrator`s identity. Diary writing as a narrative method assumes in both novels a distinctive strategic importance because it is, in this case, appropriation and fictionalization of a so-called real diary. This combination of different devices results in a sophisticated narrative structure in both novels.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] ESTRUTURAS NARRATIVAS
dc.subject[pt] POSMODERNISMO
dc.subject[pt] ANALISE SEMIOLOGICA
dc.subject[pt] NARRATOLOGIA
dc.subject[en] NARRATIVE STRUCTURES
dc.subject[en] POSTMODERNISM
dc.subject[en] SEMIOLOGICAL ANALYSIS
dc.subject[en] NARRATOLOGY
dc.title[pt] ARMADILHAS PARA A NARRATIVA: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS EM DOIS ROMANCES DE CARLOS SUSSEKIND
dc.title[en] SNARES FOR THE NARRATIVE: NARRATIVE STRATEGIES IN TWO NOVELS BY CARLOS SUSSEKIND
dc.typeTEXTO


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP