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[en] FROM THE NON-ANNIHILATION OF THE JUST WITH THE SINNERS TO THE ANNIHILATION OF THE JUST ON BEHALF OF THE SINNERS

dc.contributorMANUEL BOUZON
dc.creatorPAULO FERREIRA VALERIO
dc.date2004-01-07
dc.date.accessioned2022-09-21T21:42:12Z
dc.date.available2022-09-21T21:42:12Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4354@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4354@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4354
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42454
dc.description[pt] O período do exílio foi particularmente fecundo para o pensamento religioso de Israel, quando, então, se pôs com veemência a questão da teodicéia e da busca de nova visão de Deus. Abraão, depositário das promessas, é feito porta- voz da questão fundamental acerca da justiça e da misericórdia de Deus, aguçada depois da destruição de Jerusalém quando, aparentemente, Deus não havia feito distinção entre a sorte dos culpados e dos inocentes. O diálogo entre Deus e Abraão logra justificar a Deus como justo juiz e reafirmar a tese deuteronomística da observância da Tora como condição para se obter a bênção prometida a Abraão; ao mesmo tempo, introduz elementos inusitados no pensamento de Israel, a saber, a possibilidade de os méritos do inocente mudar a sorte dos culpados. Na figura do Servo do Deutero-Isaías esta possibilidade é levada ao extremo, pondo definitivamente em xeque a doutrina da retribuição: o inocente não somente padece com os culpados, seus méritos não apenas influenciam o destino deles, mas ele sofre vicariamente, em lugar dos culpados. A descoberta deste novo modo de agir de Deus em seu Servo é a grande novidade revelada ao grupo que desempenha importante papel no poema.
dc.description[en] The exilic period was particularly fertile to Israel s religious thought, for at that time, the question of theodicy was strong, along with the search for a new understanding of God. Abraham, the holder of the promises, was the spokesman for the fundamental question of God s mercy and justice, a problem which became more urgent after the destruction of Jerusalem, when God apparently had not distinguished between the guilty and the innocent. The dialogue between God and Abraham manages to justify God as the righteous judge and reaffirm the deuteronimistic thesis of the observation of the Torah as necessary for obtaining the blessings promised to Abraham. At the same time, it witnesses to new developments in Israel s mentality, namely the possibility of the innocent s merit changing the fate of the guilty. In the figure of the Suffering Servant in Deutero-Isaias this possibility is carried to the extreme, and the doctrine of retribution is definitively placed in check: the innocent not only suffers along with the guilty, his merits not only influence the latter s fate, but the innocent suffers vicariously, in place of the guilty. This discovery of God s new way of acting in his Servant is the great novelty revealed to the group that plays an important role in that poem.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] JUSTICA
dc.subject[pt] CANTICOS
dc.subject[pt] SERVO SOFREDOR
dc.subject[pt] SERVO
dc.subject[pt] SUBSTITUICAO VICARIA
dc.subject[pt] DOUTRINA DA RETRIBUICAO
dc.subject[pt] CULPADO
dc.subject[pt] INOCENTE
dc.subject[pt] MISERICORDIA
dc.subject[en] JUSTICE
dc.subject[en] SONGS
dc.subject[en] SUFFERING SERVENT
dc.subject[en] SERVENT
dc.subject[en] VICARIOUS SUBSTITUTION
dc.subject[en] DOCTRINE OF RETRIBUTION
dc.subject[en] GUILTY
dc.subject[en] INNOCENT
dc.subject[en] MERCY
dc.title[pt] DA NÃO-ANIQUILAÇÃO DO JUSTO COM OS PECADORES À ANIQUILAÇÃO DO JUSTO EM FAVOR DOS PECADORES
dc.title[en] FROM THE NON-ANNIHILATION OF THE JUST WITH THE SINNERS TO THE ANNIHILATION OF THE JUST ON BEHALF OF THE SINNERS
dc.typeTEXTO


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