Show simple item record

[pt] UMA EXPERIÊNCIA DA ARTE POVERA

dc.contributorJOAO MASAO KAMITA
dc.creatorRENATA DA SILVA MOURA
dc.date2003-08-06
dc.date.accessioned2022-09-21T21:41:52Z
dc.date.available2022-09-21T21:41:52Z
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3753@1
dc.identifierhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3753@2
dc.identifierhttp://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3753
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12032/42157
dc.description[pt] A dissertação discute a Arte Povera, tendência artística italiana do final da década de 1960 e início dos anos 1970. A partir da análise dos trabalhos de seus artistas mais significativos e dos textos críticos produzidos na época, o trabalho pretende discutir o conceito de Arte Povera, mostrando suas especificidades e os pontos de contato entre as diferentes propostas dos artistas: Michelangelo Pistoletto, Giovanni Anselmo, Gilberto Zorio, Giuseppe Penone, Jannis Kounellis, Luciano Fabro, Alighiero Boetti, Giulio Paolini, Marisa Merz e Mario Merz.Através desse recorte, aborda algumas questões da arte contemporânea, como o estatuto do objeto de arte, a inserção da dimensão temporal no espaço da obra, a problematização do lugar e dos materiais tradicionais da arte, a crítica à estrutura na qual se insere.
dc.description[en] This dissertation discusses Arte Povera, an italian artistic tendency that took place at the end of the 1960's and the beginning of 1970's. Through the analysis of the works from its most significant artists and the critical texts produced at that time, the work intends to discuss the concept of Arte Povera, showing its specific aspects and the similarities that the diferent artist's proposals have in common. The artists are Michelangelo Pistoletto, Giovanni Anselmo, Gilberto Zorio, Giuseppe Penone, Jannis Kounellis, Luciano Fabro, Alighiero Boetti, Giulio Paolini, Marisa Merz e Mario Merz. Using this point of view, the work includes some questioning about contemporary art, like the discussion about the art object status, the insertion of the temporal dimension in the work space, the questioning of place and traditional art materials, the criticism of the institutional structure in which art belongs.
dc.languagept
dc.publisherMAXWELL
dc.subject[pt] ARTE
dc.subject[pt] ARTE ITALIANA
dc.subject[pt] ARTE CONTEMPORANEA
dc.subject[pt] ARTE POVERA
dc.subject[en] ART
dc.subject[en] ITALIAN ART
dc.subject[en] CONTEMPORARY ART
dc.title[en] AN EXPERIENCE OF ARTE POVERA
dc.title[pt] UMA EXPERIÊNCIA DA ARTE POVERA
dc.typeTEXTO


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


© AUSJAL 2022

Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina, AUSJAL
Av. Santa Teresa de Jesús Edif. Cerpe, Piso 2, Oficina AUSJAL Urb.
La Castellana, Chacao (1060) Caracas - Venezuela
Tel/Fax (+58-212)-266-13-41 /(+58-212)-266-85-62

Nuestras redes sociales

facebook Facebook

twitter Twitter

youtube Youtube

Asociaciones Jesuitas en el mundo
Ausjal en el mundo AJCU AUSJAL JESAM JCEP JCS JCAP